PMGZ começa exportar tecnologia pra América Latina

PMGZ começa exportar tecnologia pra América Latina

touro-desafio-do-boticao
Desafio da Boticão - Nelore Líder do PMGZ / Foto: boticao.com.br

Programa de Melhoramento Genético Zebuíno da ABCZ (PMGZ) assinou contrato de fornecimento de ferramentas para Bolívia

Primeiro contrato do PMGZ Internacional será assinado nesta sexta-feira (22). Presidente e diretores da ABCZ, acompanhados de representante do Ministério da Agricultura, estão na Bolívia para assinatura de convênio com a Asocebu.

A pecuária zebuína entra em uma nova era nesta sexta-feira (22/09) com a assinatura do primeiro “Contrato de Fornecimento de Ferramentas para o Melhoramento Genético de Zebuínos”, que oficializa o início da operacionalização da versão internacional do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). Pelo convênio, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) irá transferir tecnologia para Asocebu (Asociación Boliviana de Criadores de Cebú).

“Vamos contribuir para o melhoramento genético e avanço do Zebu na Bolívia, promovendo um intercâmbio de tecnologias e ferramentas para que nossos companheiros criadores associados da Asocebu possam aprimorar a seleção”, comentou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

A diretora da área Internacional da ABCZ, Ana Cláudia Mendes, também comemorou a assinatura do contrato, definindo como um marco para a pecuária mundial. “Somos associações irmãs e temos que trabalhar juntas para o crescimento da zebuinocultura”, destacou.

A assinatura do contrato acontece hoje a tarde na Bolívia durante a 42ª Feira Internacional de Santa Cruz (ExpoCruz), a feira multissetorial que é uma das maiores na América Latina. No mesmo momento, a Asocebu também assinará Protocolo de Intenções para utilização do Produz, o software lançado pela ABCZ em 2012 para auxiliar na organização e direcionamento do trabalho de seleção das raças zebuínas.

Participarão da assinatura do contrato: o presidente da Asocebu, Erwin Rek (que também preside a Ficebu), o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e os diretores Ana Cláudia Mendes, Cláudia Junqueira, Eduardo Falcão, Gabriel Garcia Cid, Rivaldo Machado Borges Júnior e Valdecir Marin Júnior; Henrique Ventura, Superintendente Técnico-Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ; e Icce Garbellini, gerente Internacional da ABCZ. Representando o Ministro Blairo Maggi estará Guilherme Henrique Figueiredo Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O projeto PMGZ Internacional foi lançado em maio durante a ExpoZebu, em reunião da ABCZ com representantes de cerca de 10 países, entre eles Costa Rica, Guatemala, Colômbia e Bolívia.

Fonte ABCZ