Por que cavalos precisam de ferraduras e vacas não?

PARTILHAR

Os cuidados com os cascos são essenciais para o bem-estar animal, seja equino ou bovino, além de ajudar a manter a produtividade animal; Mas, por que cavalos precisam de ferraduras e vacas não?

Sem muitas delongas, para aqueles que gostam de resposta rápida, a resposta para a pergunta acima é, basicamente, não se espera que as vacas façam tantas coisas quanto os cavalos (e em uma variedade tão ampla de terrenos). Nós não corremos com eles; nós não os usamos para trabalho. Mas é preciso entender que, os cuidados com os cascos – não necessariamente ferrar o animal – são essenciais para o bem-estar animal, seja equino ou bovino, além de ajudar a manter a produtividade animal

Entretanto, quando os bois eram um animal de tração comum para trabalhos agrícolas, mesmo no século 20, eles eram frequentemente ferrados, conforme aponta imagem abaixo. Como os bovinos têm cascos fendidos – divididos em dois – eles na verdade usavam duas “ferraduras” separados em cada pé.

Conforme dito anteriormente, lembre-se que: mesmo que as vacas geralmente funcionem bem ao natural , seus cascos ainda precisam de manutenção: eles devem ser aparados aproximadamente duas vezes por ano, embora isso dependa da vaca.

“Muitas vezes as pessoas falam sobre ferrado versus desferrado como se fosse uma competição”, disse Esco Buff, proprietário do Serviço de Ferrador Profissional da Esco Buff. “Não é um ou outro. É o melhor para o cavalo.

Alguns cavalos têm cascos naturalmente mais fracos ou andamentos irregulares. Em todos esses casos, as ferraduras podem ajudar a estabilizar e fortalecer os cascos de um cavalo, além de mantê-los saudáveis.

Surgimento da ferradura

Embora ninguém pareça saber quando as primeiras ferraduras de metal com pregos surgiram, elas se tornaram comuns na Europa por volta do ano 1000. Por milhares de anos, os humanos desenvolveram métodos diferentes para “proteger” as patas dos cavalos. Os asiáticos usavam um tipo de bota trançada para o casco do animal. Os romanos criaram “sandálias” de couro e metal. Tudo isso, há milhares de anos.

Homens ferrando um boi em Seattle, Washington, em 1906. / Museu de História e Indústria da Universidade de Washington, Wikimedia Commons // Domínio Público
Mas por que os cavalos precisam de ferraduras e outros animais com cascos, como as vacas, não?

Cuidando do melhor amigo do homem

O homem do campo sabe disso, historicamente, o cavalo é o seu grande companheiro e melhor amigo na lida. Ao longo do desenvolvimento da humanidade, os equinos nos ajudaram a cuidar do campo, transportar alimentos, fazer longas viagens, vencer guerras e conquistar territórios. Até atravessaram oceanos com os homens.

Também sempre estiveram conosco em uma série de competições e esportes, tanto na antiguidade quanto agora. Por ter um papel tão importante, faz sentido que, ao longo dos milênios, as pessoas buscassem maneiras de cuidar melhor das patas dos cavalos. Ou seja, eles usam ferraduras, principalmente, para proteger e fortalecer seus cascos e patas.

No caso dos cavalos selvagens, seus cascos se desgastam gradualmente à medida que se movimentam de uma região para outra, especialmente quando precisam passar por terrenos áridos e duros.

Os cavalos de trabalho domesticados precisam ainda mais da proteção da ferradura para adicionar resistência e durabilidade aos cascos: como esses animais carregam o cavaleiro, puxam carruagens ou outras cargas pesadas, se não houver nenhuma proteção para suas patas, os cascos se desgastarão mais rapidamente do que na natureza.

As ferraduras ainda fornecem uma proteção adicional para o animal contra lesões em solo rochoso ou duro. E também ajudam a impedir que os cascos fiquem enfraquecidos devido ao solo lamacento ou molhado, comum em regiões de clima úmido.

Os cavalos que participam de competições de alto impacto, como saltos e corridas, podem se beneficiar com a proteção extra e o amortecimento que as ferraduras oferecem. Outras razões pelas quais esses animais podem precisar de ferraduras incluem:

  • Para melhor o equilíbrio: quando o cavalo sofre com problemas de equilíbrio as ferraduras podem ajudar fornecendo um suporte adicional ao casco, visando melhorar a mobilidade e segurança do animal.
  • Por questões médicas: alguns cavalos podem desenvolver condições que comprometem a força do casco e das patas, como artrite e laminite. Nesses casos, a ferradura pode ajudar a manter o cavalo mais confortável, permitindo que ele volte às suas funções com segurança.
  • Para melhorar a tração: ao dar ao animal maior estabilidade e aderência em terrenos difíceis ou condições climáticas ruins. Existem até ferraduras específicas para cada situação, como as destinadas a condições de gelo.
casqueamento de cavalos
Foto: Divulgação

E as vacas?

Bom, as vacas não têm tantas tarefas como os cavalos. Também não lidam com uma ampla variedade de terrenos. No entanto, como seus cascos são fendidos, aqueles que ajudassem na tração precisariam de duas proteções em cada pata.

As lesões podais são responsáveis por 90% das claudicações (mancar) em bovinos, um bovino que “manca” será responsável por prejuízos econômicos com queda na produção, custo com profissionais para realizar o tratamento e descarte de leite por resíduos de antibióticos quando necessários no tratamento.

O Casqueamento Preventivo deve fazer parte do planejamento da propriedade ao menos 2 vezes ao ano, a intensificação do rebanho não poupara as lesões podais, estudos mostram que de 5 a 20% das vacas em regime de confinamento, apresentaram lesões nos cascos ao longo de um ano. Muitos proprietários resolvem chamar um especialista quando os animais já apresentam claudicação.

O casqueador irá aparar as pinças, igualar a altura dos talões, realizar aprumos e entender o início das lesões. Um profissional especializado na área da Podologia Bovina ira cercar os problemas e sempre analisar todos os fatores citados no texto, evitando descarte precoce de animais e prejuízos financeiros significativos.

Resumindo: por que cavalos precisam de ferraduras e vacas não?

Por fim, nem todos os cavalos precisam de uma ferradura. Existem prós e contras na ferragem, e aquilo que funcionou para um animal pode não funcionar para outro. No final, tudo depende das circunstâncias em que se está pensando usar o cavalo.

Compre Rural com informações do Mental Floss e o Mega Curioso

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com