Porte de arma no campo pode ser barrado

Porte de arma no campo pode ser barrado

PARTILHAR
Porte-de-arma-para-produtores-rurais
Foto Divulgação.

Moro está certo em exigir cautela sobre porte de arma no campo? Especialista tenta responder a pergunta. Veja na matéria!

O ministro da justiça, Sergio Moro, declarou nesta semana que a isenção da punição a produtores rurais que atirarem contra invasores de terra ainda precisa ser discutida pelo governo.

Ao classificar como prematura a mudança de lei, ele acaba batendo de frente com o discurso do presidente Jair Bolsonaro, que voltou a defender o porte de armas dentro das propriedades rurais.

Sergio Moro é o especialista na área, e sabe que ao autorizar o uso de arma na propriedade rural, ele estará validando o porte de arma e não a posse, que era o projeto defendido até então.



É um debate válido, porque o direito de defesa constitucional está ligado à pessoa e não à propriedade. Sobre a pergunta feita no subtítulo, acredito que seja direito do ministro discutir o assunto, mas eu defendo que o produtor rural tenha sim o direito de proteger a terra que ele conquistou com muito suor e trabalho. É um assunto espinhoso, mas que precisa ser debatido com seriedade.

Defendo que o produtor rural tenha sim o direito de proteger a terra que ele conquistou com muito suor e trabalho

Mas talvez essa nem seja a preocupação principal do ministro. Afinal, segundo noticiou o site “O Antagonista”, Moro quer aprovar o pacote anticrime proposto por ele, voltado mais para casos de corrupção do que de segurança pública. Caso isso não ocorra, ele poderia até pedir demissão.

Sobre isso, acredito que o presidente Jair Bolsonaro tenha que começar a tomar cuidado com os pilares do seu governo e o Sergio Moro é, sem dúvida, um desses pilares. O Brasil precisa crescer e, para isso, é necessário manter a estabilidade política.

A matéria acima está tratando do porte de arma, a posse de arma está liberada pelo decreto presidencial que foi assinado no início do mandado do atual Presidente Jair Bolsonaro. Ele voltou a defender o porte de arma para produtor rural durante a abertura da Agrishow.

Fonte: Blog do Daoud

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com