A relação de troca mais prejudicada nesse período foi para o bezerro de desmama (6@), cujo preço subiu 18,0% no acumulado do ano.
Tomando o início do ano como referência, os preços dos animais para reposição subiram em um ritmo maior do que o mercado do boi gordo, fato que diminuiu o poder de compra dos recriadores/invernistas.
Considerando a média das cotações de todas as categorias de machos anelorados pesquisados pela Scot Consultoria, a alta foi de 11,4% no acumulado de 2020, e, no mesmo período, a alta para o boi gordo foi de 2,3%.
A relação de troca mais prejudicada nesse período foi para o bezerro de desmama (6@), cujo preço subiu 18,0% no acumulado do ano.
Em janeiro/20, com a venda de um boi gordo de 18@ comprava-se 2,20 bezerros desmamados, e, atualmente, compra-se 1,90, uma queda de 13,4% no poder de compra do pecuarista.
Pontualmente, devido às incertezas do mercado do boi gordo em função da pandemia do coronavírus, e como o período de quarentena refletirá no consumo de carne no mercado interno, o cenário na reposição no estado está em compasso de espera.
- Seguro rural ganha novas regras e amplia proteção ao produtor, avalia Famato
- Produção de açúcar do centro-sul recuou 41,6% na 1ª quinzena de setembro, diz governo
- Novas exigências internacionais aumentam pressão sobre o agro brasileiro e podem elevar custos
- StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
- Sexta-feira terá tempestades, frio de 5°C e chance de geada; veja onde o tempo muda
A expectativa é de estabilidade, tendo em vista a baixa movimentação, no entanto, a oferta restrita de animais é um importante fator de sustentação dos preços dos animais de reposição.
Fonte: Scot Consultoria