Conheça a maior fazenda de búfalos do Brasil

Conheça a maior fazenda de búfalos do Brasil

PARTILHAR
bufalas no pasto vaqueiro
Foto: Divulgação

A Fazenda da Búfalo Dourado, uma operação realizada por três irmãos que, no sonho, transformaram em realidade a maior fazenda de búfalos do Brasil.

A fazenda da Búfalo Dourado, localizada em São Paulo, no interior do estado, é o destaque do dia para mostrarmos, nada menos que, a maior fazenda de búfalos do Brasil. Além disso, iremos mostrar um pouco algumas curiosidades sobre os búfalos e sua criação. Confira nessa matéria a criação de búfalos e o mercado desse produto.

Em apenas três anos, os irmãos Cotrim Rodriguez criaram uma marca de queijo de búfalas desejada nos principais restaurantes e centros gastronômicos do Brasil. A Búfalo Dourado produz 10 mil litros de leite de búfala por dia e  tem crescido 20% ao ano até agora. Com a aquisição,  prevê faturar R$ 30 milhões em 2020. A meta é atingir R$ 1 bilhão em faturamento, por meio de crescimento orgânico da marca.

fazenda da Búfalo Dourado

A Fazenda da Búfalo Dourado , localizada em Dourado no Estado de São Paulo, foi inteiramente planejada visando o bem-estar dos animais, a alta produtividade do rebanho e a mais alta qualidade na produção de leite, queijos e laticínios especiais.

Cada um de seus 150 alqueires funcionam de forma autossuficiente e sustentável, de acordo com todas as exigências e práticas da agricultura moderna. São 300 mil litros de leite por mês, com um rebanho de mais de mil animais ordenhados. Além disso, a empresa investe em genética de qualidade, trabalhando com raça européia, focada em produtos finais de maior valor agregado.

A equipe altamente qualificada da Búfalo Dourado segue as praticas mais atuais e sustentáveis , onde o meio ambiente respeitado é fundamental para o sucesso de cada etapa da produção.

A Fazenda possui uma Unidade de Tratamento de Água , o que permite reutilizar toda a água usada na produção de leite para lavar o rebanho e irrigar as plantações.

Pasto

As búfalas ficam soltas na maior parte do tempo, mantidas em sistema de pastejo, garantindo maior bem-estar ao ar livre e sem estresse.

Barracões

Os galpões ou barracões, são utilizados em alguns períodos e por algumas categorias na propriedade, garantindo conforto aos animais.

Áreas de ordenha

A sala de ordenha na Búfalo Dourado, possui uma climatização com ventilação e umidade controladas, além de uma higienização para garantir a saúde dos animais e qualidade do produto final. Possuem ainda, equipamentos de última geração, aspersores e música para evitar o estresse dos animais.

https://www.instagram.com/p/BVAMTobjBzi/?igshid=msh555fdx9yq

Novidade na maior fazenda de Búfalos do Brasil

A Ultracheese, companhia controlada pelo fundo de private equity Aqua Capital, que reúne as marcas Lac Lélo e Cruzília, anuncia a compra da Búfalo Dourado, pioneira na fabricação de queijos premium de leite de búfala no Brasil.

Com a operação, a Ultracheese avança rumo ao objetivo de se tornar uma empresa com um portfólio  de peso nesse setor. Além de queijos do dia a dia, como muçarela e queijo prato, a Ultracheese tem forte posicionamento no segmento premium, com produtos finos.

Maior concentração de búfalos do país, Ilha do Marajó

Localizada no norte do Pará, em uma área em que nem os pescadores sabem dizer onde termina o rio e começa o mar, a ilha concentra o maior rebanho de búfalos do Brasil. De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do IBGE, o Pará contava com cerca de 520 mil cabeças (38% do total nacional) em 2016, das quais mais de 320 mil estavam na costa norte e nordeste da ilha.

Só o município de Chaves concentra pouco mais de 30% do rebanho do Estado, cerca de 160 mil animais – para se ter uma ideia, o segundo município com o maior número de búfalos no Brasil é Cutias, no Amapá, onde havia pouco menos de 77 mil cabeças.

Criador de búfalos conduz rebanho na Ilha de Marajó – Foto: Cláudia Sedano/Agência IBGE Notícias

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com