PARTILHAR

A utilização de raças adaptadas para poder realizar o cruzamento tem crescido no Brasil. O Senepol, com toda a sua qualidade não ficaria de fora.

Mais uma vez, o grande especialista Alexandre Zadra, responde a um questionamento que é muito comum em nosso meio. Sabemos já da grande vantagem que é o cruzamento da fêmea nelore com um touro Angus: Precocidade sexual e peso ao abate, com um excelente acabamento de carcaça.

Entretanto, a pergunta que fica para os que são apaixonados pelo Senepol, ou que desejam utilizar a raça no cruzamento é:

Pergunta:

“Zadra, sou um criador de Aripuana, norte do MT, onde usei touros Senepol para cobrir minhas fêmeas Nelore. Pergunto: as fêmeas F1 Senepol-Nelore são tão precoces sexualmente quanto às F1 Angus-Nelore? Devo aproveitá-las como matrizes? Se for aproveitar, quais opções de raças para inseminá-las? Posso usar meus touros Nelore no repasse da IATF nessas F1 Senepol?” José Macedo Nunes – Aripuana (MT)

Veja o que o Zadra trás pra gente em relação aos questionamentos:

Sua pergunta vem de encontro com a realidade do uso de raças adaptadas cobrindo a campo as Nelore no Pais, produzindo fêmeas F1 muito boas. Recomendo que use essas novilhas F1 Senepol-Nelore com toda certeza.

Mesmo podendo não apresentar na média a mesma precocidade sexual que as F1 Angus-Nelore, suas fêmeas F1 Senepol são excelentes como matrizes e com um pouco de capricho entrarão no cio até os 15 meses de idade. Seus irmãos F1 Senepol-Nelore serão bois com ótimo potencial de ganho em peso e adaptados da mesma maneira.

Fêmeas F1 Senepol- Nelore – Muito adaptadas e precoces
Fêmeas F1 Senepol- Nelore – Muito adaptadas e precoces
Fêmeas F1 Senepol- Nelore – Muito adaptadas e precoces

Quanto a raça a usar nas suas F1 Senepol-Nelore (fêmea 100% tropical), temos algumas boas opções.

A 1ª delas é inseminá-las com Angus provados com altas DEPs para desempenho e altura (sendo o mais recomendável Angus americano), onde logrará os benefícios da heterose aliada a adaptabilidade total, pois, nesse caso, os produtos tricross Angus-Senepol-Nelore terão os 50% de grau de sangue máximo de raças europeias exigido pelo clima tropical da região.

Leia também:

Bois F1 Senepol-Nelore com 20 meses e 460 kg. Animais muito rústicos e com alto potencial de ganho em peso – Pará

Outra opção de uso como raça rotacional é o Black Simental, que traz em sua composição racial 1/8 de sangue Angus, sendo um animal de maior porte que o Angus e mais musculoso. Dessa forma, a complementariedade entre o Simental e a F1 Senepol-Nelore será maior, gerando um boi maior.

Biotipo do tricross Angus- Senepol-Nelore. Animais de pelo zero e com alto potencial produtivo
Biotipo do tricross Angus- Senepol-Nelore. Animais de pelo zero e com alto potencial produtivo

A respeito da intenção de uso dos seus touros Nelore no repasse das F1 Senepol-Nelore, tenha cuidado com problemas de parto, pois, como sabemos, as maiores causas de distocia são registradas quando usamos touro Zebu em novilhas F1.

Touro Tanker – Black Simental. Mocho em coleta nos USA

Recomendamos que preste muita atenção nas linhagens de seus touros Nelore e no peso que suas novilhas parirão, onde para minimizar esse problema o ideal é que venham a parir pela 1ª vez com pelo menos 450 kg.

Bezerros tricross terminados com 20@ aos 13 meses é possível

Fonte: Cross Breendig

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com