PARTILHAR

Sumário de Touros PMGS 2018 traz informações genômicas inéditas da raça Senepol

O Sumário de Touros PMGS 2018 acaba de ser lançado e contempla resultados genômicas oficiais de 209 reprodutores da raça relativos aos genes de Dupla Musculatura (responsáveis pelo desenvolvimento anormal da massa muscular) e Slick Hair, o chamado pelo curto (relacionado à resistência ao calor). Para garantir um volume de dados suficientes para gerar as informações genômicas, a ABCB Senepol subsidiou a genotipagem de 3.500 a 4.000 indivíduos.

De maneira geral, quase 92% dos animais avaliados não têm o gene para dupla musculatura e quase 82% são positivos para o gene Slick. Apesar de causar o aumento da massa muscular nos animais que carregam a alteração da Dupla Musculatura, sua ocorrência leva ao aparecimento de problemas de manejo devido ao aumento da chance de ocorrência de dificuldade do parto. Também existe uma diminuição no teor de gordura na carne de animais com essa característica. “Espera-se que os animais não possuam em seu DNA qualquer cópia do gene Dupla Musculatura mutado, de tal forma que os reprodutores e doadoras nunca tenham a chance de transmitir essa característica indesejável aos seus descendentes”, explica o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes, que coordena as avaliações genéticas da raça Senepol dentro do Programa Geneplus. Já o gene Slick Hair é uma das razões do grande sucesso que a raça Senepol obteve ao longo de cem anos desde a sua formação, conseguindo obter alta produção mesmo em regiões de alta temperatura.

Considerada uma tecnologia revolucionária na pecuária, a genômica foi incorporada ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGS) em 2017 e já traz os primeiros resultados.

gene slick senepol
Foto: Humberto Bassanelli

O Sumário de Touros PMGS 2018 traz, ainda, DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) para diversas características, tais como: pesos ao nascer (PN), à fase materna (P120), à desmama (PD) e ao sobreano (PS), ganho pós-desmama (GPD), perímetro escrotal ao sobreano (PES), escores de conformação frigorífica à desmama (CFD), e ao sobreano (CFS), características de carcaça avaliadas por ultrassonografia, Área de Olho de Lombo (AOL) e Espessura de Gordura Subcutânea (EGS), além do Perímetro Escrotal ao Sobreano (PES). Para tanto, foram avaliados 1.308 reprodutores.

Pesquisador gilberto Menezes explicaas novidades do Sumário de touros Senepol
Pesquisador gilberto Menezes explicaas novidades do Sumário de touros Senepol

Passamos dos 90 mil animais registrados nascidos em solo brasileiro. Essa fantástica multiplicação nos enche de orgulho ao mesmo tempo em que aumenta nossa responsabilidade perante os criadores e investidores que acreditam na raça. Atualmente, nossa maior preocupação é com o melhoramento genético do Senepol, focando principalmente as características econômicas exigidas pelo mercado, inclusive fazendo uso da genômica, mais um recurso tecnológico essencial de seleção”, assegura o superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes.

A versão on-line está disponível no site da ABCB Senepol e da Embrapa Gado de Corte ou Geneplus.

Porque a raça Senepol é a bola da vez

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com