PARTILHAR

O desenvolvimento rápido da raça Senepol deve-se as suas características de adaptabilidade e qualidade da carne tão exigida hoje em dia.

Nos últimos anos, na maioria das fazendas que nós visitamos a raça Senepol tem conquistado destaque muito relevante. Nascido através do cruzamento de duas raças, N’Dama e Red Poll, o Senepol chegou ao Brasil em 2000. O Senepol surgiu da necessidade de obter um gado rústico, resistente a doenças e acostumado a condições extremas mas que conseguisse produção satisfatória de carne e leite. Desde então, a qualidade genética da raça tem sido responsável pelo grande sucesso entre os brasileiros. Dados da associação mostra que a raça conquista mercado e cresce 35% ao ano, tanto em volume de criadores quanto de animais.

cruzamento ndama x red poll surgiu senepol
Surgia o Senepol (“Senegal” + “Red Poll”) / Montagem Compre Rural

Características conquistadas com o cruzamento

  • Red Poll:
    • Caráter mocho;
    • Docilidade;
    • Maior fertilidade;
    • Alta habilidade materna;
  • N’Dama:
    • Rusticidade;
    • Resistência a parasitas;
    • Pêlos curtos e;
    • Alta conversão alimentar.
senepol nova vida
Foto: Senepol Nova Vida

O Senepol pegou carona no novo modelo de pecuária intensiva que os pecuaristas brasileiros tem buscado incansavelmente. A heterose gerada pelo cruzamento da raças taurinas com o nosso gado zebu (Nelore, Brahman, Guzerá, Tabapuã, etc) tem dados excelentes resultados em fertilidade, precocidade e qualidade de carne.

O SENEPOL tem grandes índices produtivos, como a fertilidade e habilidade materna das fêmeas.

Para o médico-veterinário Carlos Matheus de Souza o que mais chama a atenção é o fato de a raça ser precoce e com excelentes resultados em cruzamento industrial. “A pecuária brasileira é, em sua maior parte, realizada de forma extensiva, ou seja, o touro precisa andar grandes extensões para cobrir a vacada. Como o Senepol é rústico, consegue cumprir esse papel muito bem”, acredita Souza.

senepol leite
É comum encontrar vacas puras com produção acima de 12 quilos à pasto. / Foto: Senepol Soledade

Principais vantagens da raça Senepol

  • Excelente opção para acabamento de animais a pasto;
  • Animais tem grande capacidade de encontrar alimentos onde nenhum outro animal encontraria;
  • Pesquisas em confinamentos americanos apontam uma média de ganho de peso de 1,64 quilos/dia;
  • Bezerro cruzado da raça vale 40% a mais que o zebu;
  • Um touro adulto cobre entre 50 e 60 vacas a campo;
  • Os garrotes cobrem aos 14 meses de idade;
  • Fornece facilmente a cobertura de gordura de carcaça desejada pela indústria frigorífica, e de forma bem precoce;
  • Tem comprimento, profundidade, e largura necessários para se “colocar” carne na carcaça;
  • Rendimento e acabamento de carcaça elevados, a pasto;
  • Segurança: Reduz o índice de acidentes com mão de obra e infraestrutura pela sua docilidade;
  • É naturalmente musculoso, e com grande percentual de carne nas partes mais nobres.
  • Por medição de ultrassom apresenta elevado percentual de AOL (área de olho de lombo);
  • Medições de carcaças feitas pela USP obtiveram em média 81,8 2 cm.

Leia também

touro senepol cobrindo vacada nelore a campo 1
Foto: ITA SENEPOL

Senepol cobre a campo

Boi cobrindo vaca zebuína à campo, em qualquer condição climática. Esta característica intrínseca da raça Senepol, fez com que este bovino de origem taurina adaptado aos trópicos fizesse a diferença nos programas estruturados de melhoramento genético, como ferramenta indispensável para a melhoria da produtividade que, associada ao manejo, nutrição e prevenção sanitária, levam a pecuária a níveis altamente competitivos possibilitando a tão desejada sustentabilidade econômica dos projetos e sistemas pecuários de corte.

reprodutor senepol em vacada nelore
Foto: Arquivo ABCB Senepol / Publique
Foto: José Manuel de Mesquita / BeefPonint

Adaptação ao calor e intempéries

A raça também se adapta facilmente a qualquer tipo de ambiente, como regiões pantanosas, de mata, de cerrado, áridas e campos quentes ou frios, encontrando alimento em lugares que outras raças dificilmente têm capacidade de obter. O Senepol pode sobreviver por vários dias sem água e seus cascos pretos são resistentes a todo tipo de solo, mais um motivo para o sucesso do animal.

carcaca senepol
Foto: Reprodução / Youtube

Qualidade da carne, Cota Hilton

Qualidade da carne é um atributo exigido pelo consumidor final de carne, que se encontra mais exigente. A maciez é uma das características mais desejadas, e é proporcional á maior aceitação na gôndola de varejo e maior demanda por este padrão de carne vindo da cadeia de distribuição, frigoríficos e varejo ao produtor pecuarista.Para o principal efeito “genética”, o Senepol tem se mostrado uma grande ferramenta ao produtor para obter o sucesso na melhoria e obtenção de carne com qualidade diferenciadamente superior.

No caso do meio sangue Senepol, não apenas a maciez da carne chama atenção, mas também a precocidade e acabamento de carcaça.

A utilização do Senepol no cruzamento proporciona a utilização da heterose máxima, o que resulta em um ganho significativo ao pecuarista, seja na melhoria da qualidade da carne, no melhor aproveitamento de carcaça, ou na antecipação do abate, que acontece entre 7 e 10 meses. Em termos de faturamento porteira adentro, isso é muito significativo. A carne do Senepol se enquadra na qualidade de carne Cota Hilton.

O menor tempo de permanência no confinamento para se atingir o ponto ideal de abate têm sido outro diferencial do Senepol comprovado nos abates.

Programa de Melhoramento Genético Senepol

A primeira parte do PMGS é o Registro Genealógico de Nascimento e Definitivo (RGN/RGD), que permite a identificação individual de um animal em relação a seu pedigree, idade, dados fenotípicos e genotípicos. A Avaliação Genética e Geração das DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) é a segunda parte do PMGS.

Leia também

Pesquisas com o sequenciamento do genoma bovino identificaram que o gene Slick (maior capacidade de tolerar altas temperaturas ambientais sem redução da produtividade) está presente na raça Senepol. Essa é uma característica de grande relevância econômica para a pecuária tropical, pois animais Slick conseguem produzir mais. Um levantamento apontou que fêmeas com essa característica produzem 750 kg de leite a mais por lactação. Além disso, não têm estresse na lactação e entram no cio mais rápido.

vacada nelore com bezerro senepol no pe
Foto: ABCB Senepol

Cruzamento Senepol x Nelore

O Senepol garante 100% de heterose e eficiência no cruzamento industrial. A raça pura permite ao pecuarista resolver a questão de perda da heterozigose no médio prazo das raças sintéticas.

bezerro nelore x senepol
Filho de SENEPOL em vaca NELORE, touro SOLEDADE cobrindo à campo na Fazenda Freitas em Divinópolis / MG. / Foto: Senepol Soledade

O Senepol produz animais com 2 arrobas de peso a mais na desmama, ou seja, os animais são desmamados com oito meses em média, com 10 arrobas de peso, reduz em um ano ou mais o abate com mesmo peso de animais zebuínos abatidos com 30 a 35 meses. O gado é abatido com idade entre 20 e 24 meses com 18 arrobas. No abate técnico realizado, as cruzas Senepol x Nelore surpreenderam. Proporcionaram abates precoces, com idade entre 21 e 22 meses, tendo em média 21 arrobas de peso para os machos e 18 arrobas para as fêmeas, com aproveitamento de carcaça entre 56,7% e 53,9%, acabamento de gordura entre 4,7 e 10,2 mm e área de olho de lombo de 81,21 2 cm.

Opinião de criador Senepol

“A raça Senepol fez 100 anos de história, e no Brasil 18, provada e aprovada no mundo e, recentemente, comprovada com os chamados valores genômicos, índices individualizados e disponíveis hoje para mais de 100 touros da raça, cujo sêmen podem ser encontrados para comercialização. Taurino que impressiona pela adaptabilidade, alta libido e precocidade. Dono de uma carcaça exuberante, transmitiu maciez para sua carne, que é uma das principais características da raça.

A pecuária moderna exige eficiência a campo com alta produtividade ou seja, ciclo curto, e isso você encontra no Senepol. Atualmente, os frigoríficos bonificam mais produtores que trabalham com cruzamento Senepol, cujo produto se destaca pela AOL (área de olho-de-lombo), EGS (espessura de gordura subcutânea). Compre qualidade, estude sobre a raça, exija animais registrados e descubra a vantagem de se trabalhar com essa raça” depoimento do criador Gilberto Giberti, Senepol BRT.

Aspiração de doadora senepol

Foto: In Vitro Brasil

Ascensão da FIV na raça Senepol

A Fertilização In Vitro (FIV) é atualmente a técnica mais eficiente para se realizar o melhoramento genético bovino. Seu processo consiste na seleção das melhores fêmeas do plantel (doadoras) acasaladas com os touros top disponíveis no mercado. Outro importante papel desempenhado pela FIV é a possibilidade de selecionar e reproduzir animais por características desejadas, como produtividade, fertilidade, habilidade materna, capacidade de pastoreio, ganho de peso, qualidade de carcaça, precocidade, docilidade e outras.

Nos últimos anos, a demanda pela FIV tem crescido gradativamente entre os criadores da raça Senepol, principalmente por sua capacidade de reprodução em grande escala.

Com a técnica é possível promover um grande salto entre gerações e além disso, permite potencializar ou modificar as características de um rebanho em apenas uma geração.

Mediante as inúmeras oportunidades que a FIV oferece, o volume de embriões produzidos, assim como o número de animais FIV
registrados na Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol, tem crescido consideravelmente. Nos dois últimos anos,
foram produzidos quase 85 mil embriões FIV, enquanto mais de 15 mil animais foram registrados neste mesmo período, um crescimento de mais de 20%.

paraiso senepol - leo chaves
Foto: Paraíso Senepol

Parceria Senepol

Vender genética bovina no Brasil é um negócio desafiador. O rebanho brasileiro de vacas e novilhas em idade fértil, de raças para a produção de carne, é estimado em cerca de 80 milhões de animais. A recomendação de especialistas em genética reprodutiva é que se troque anualmente 20% desse rebanho de touros por animais melhoradores de plantel, que tenham passado por programas de seleção e que levem a uma produção mais eficiente de carne.

touro senepol umbau da sepa
Touro Umbaú destaque dentro do rebanho Senepol Paraíso / Foto: Alta Genetics

Leia também

Paraíso Senepol

Leo Chaves já conta com 9 parcerias da Senepol Paraíso e diz que o grande desafio é trazer gente nova para o negócio. “Cada raça tem suas peculiaridades, o modelo de franquia que Leo criou oferece um modelo de negócio que facilidade essa transição. O pacote inclui, consultoria, assessoria, equipe que vai até a fazenda do franquiado acompanhar o nascimento e desenvolvimento dos animais, manejo, nutrição. Não é preciso ter animais da raça, pois é feita a transferência de embrião, onde as vacas receptoras de qualquer raça recebe um óvulo fertilizado in vitro” conta Leo.

Dúvidas sobre o modelo de franquia?

Informe abaixo seus dados e sua dúvida que prontamente iremos responder.


Importante informar a sua cidade também.

Aprovado porte rural de armas, confira regras

Fontes e Imagens

  1. senepol.org.br
  2. senepolsantaluzia.com.br
  3. senepolconstelacao.com.br
  4. senepolnovavida.com
  5. senepolcmi.com.br
  6. itasenepol.com.br
  7. senepoldabarra.com.br

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.

1 COMENTÁRIO