Touro Senepol é campeão em prova de performance

Touro Senepol é campeão em prova de performance

PARTILHAR
touro-senepol-dexter-belvale
Animal integrará a bateria de corte da CRI Genética - Foto: Divulgação

Touro Senepol Dexter Belvale é o campeão da prova Max Performance Senepol. Animal integrará a bateria de corte da CRI Genética

O touro Dexter Belvale se sobressaiu em cinco das seis principais características importantes para o melhoramento da raça Senepol, avaliadas durante a prova Max Performance. O programa analisou o desempenho de dois lotes de animais em condições favoráveis e padronizadas. A CRI Genética, uma das empresas líderes no segmento de inseminação artificial (IA) no Brasil, é parceira do programa e auxiliou a parte técnica com avaliações morfológicas e teve prioridade na contratação do touro.

Segundo Marcus Farah, proprietário do touro, “o objetivo do nosso trabalho é democratizar esta genética no mercado, por isso fico muito satisfeito com a nova parceria entre o Senepol Belvale e a CRI Genética. O Dexter Belvale é filho de uma das doadoras Top Class da seleção Belvale. Um touro jovem diferenciado na raça, com alto peso final, índice de ganho médio diário extremamente elevado, com grande frame, costelas profundas, resultados reprodutivos e de carcaça excelentes, indicado tanto para rebanhos puros quanto para o cruzamento industrial”, detalha.

Danilo Oliveira, promotor técnico de corte da CRI Genética que acompanhou a prova, explica que durante a Max Performance o touro foi elite para ganho médio diário, para peso, perímetro escrotal, área de olho de lombo e também para morfologia, sendo o animal com a maior nota, em todo o teste no SAM (Sistema de Avaliação Morfológica). “Outro ponto forte é sua genealogia pois, seu pai é um touro americano muito bem avaliado no SCBA (Senepol Cattle Breeders Association) tanto para características de desempenho como também para ‘Peso ao Nascer’, sendo negativo para essa característica, ou seja, animal que produzirá bezerros pequenos ao nascer, facilitando partos, mas com muito desempenho. Facilidade de parto é algo importante para a raça e o Dexter possui isso em sua genética”.

Segundo Rodrigo Ribeiro Cunha, da RS Consultoria, responsável pela prova, o touro se destacou desde o início das mensurações na Max Performance. “O Dexter é tudo que a raça Senepol mais precisa neste momento, um touro melhorador de verdade, com consistência genética e fácil de acasalar no PO e cruzamento industrial. A CRI terá no seu portfólio um dos touros para fazer história na raça, oriundo de um dos melhores criatórios do Brasil e que passou por uma das principais provas de avaliação na atualidade sagrando-se campeão como elite em cinco das seis características”, explica.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com