Produção mundial de soja deve atingir recorde em 2023/24

A área expandiu-se em 12,6% desde a temporada 2019/20, de acordo com informações do USDA. Ao mesmo tempo, a produtividade registrou um incremento de 4%.

Pela quarta vez consecutiva, a extensão global de terras cultivadas com soja registrou um aumento, suscitando a possibilidade de estabelecer um novo recorde de oferta durante a safra 2023/24. Desde a temporada 2019/20, houve um incremento de 12,6% na área global de cultivo e um aumento de 4% na produtividade, conforme dados do USDA.

Esse cenário impulsionou a produção global em um notável aumento de 16,8%. Embora a demanda continue a crescer, ela o faz a um ritmo mais moderado do que a oferta, resultando em um aumento total no consumo de soja de 6,7% ao longo de quatro anos-safras.

Pesquisadores do Cepea sugerem que esse panorama pode restringir oscilações positivas nos preços a curto prazo. Vale ressaltar que as projeções do USDA para a temporada 2023/24 ainda estão sujeitas a ajustes, e os números fornecidos pelo departamento superam as estimativas de consultorias privadas.

No Brasil, a colheita já está em andamento, embora em um ritmo mais lento, e os impactos do El Niño na produção começam a se tornar evidentes. Diante desse contexto, muitos observadores acreditam em possíveis revisões negativas nos dados de produção do USDA nos relatórios subsequentes.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM