Produção recorde de soja favorece aumento de exportações e demanda doméstica

A revisão positiva da produção nacional ocorre mesmo com as perdas esperadas para o Rio Grande do Sul, cuja safra de soja foi afetada pelo La Niña.

Confirmando as expectativas de produção de soja 2022/23 recorde no Brasil, agora estimada em 154,7 milhões de toneladas pela StoneX, aumento de 0,3%, os estoques finais foram calculados em sete milhões de toneladas.

“Em relação ao consumo doméstico, as perspectivas são de aumento, mas o tamanho dessa variação vai depender de fatores como a mistura de biodiesel no Brasil e as perdas de safra na Argentina”, avalia a especialista de Inteligência de Mercado da StoneX, Ana Luiza Lodi.

O grupo destaca que a revisão positiva da produção nacional ocorre mesmo com as perdas esperadas para o Rio Grande do Sul, cuja safra de soja foi afetada pelo La Niña, e agora está estimada em 16 milhões de toneladas, porque outros estados, como os do Centro-Oeste e do Matopiba, mais do que compensaram as perdas gaúchas.

As produtividades registradas nessas regiões estão excelentes, a despeito dos atrasos na colheita. Destaca-se, ainda, que houve algumas revisões de área plantada, também para cima.

Fonte: Assessoria StoneX Brasil

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM