Produtor bate recorde mundial com 231,8 scs de soja por hectare

Produtor de soja, Alex Harrell, alcançou 231,8 sacas por hectare e superando recorde mundial que já durava sete anos; Conforme anunciado pelo Compre Rural, o produtor estabeleceu um novo nível de produtividade do grão.

No cenário da agricultura, inovação e superação constantes têm sido as palavras de ordem para atender à crescente demanda por alimentos em todo o mundo. Recentemente, um produtor nos Estados Unidos alcançou um feito notável que está ecoando em toda a indústria agrícola: a conquista de um novo recorde de produtividade de soja. Alex Harrell, produtor baseado em Smithville, Georgia, desafiou as expectativas e estabeleceu um novo padrão de produtividade ao colher incríveis 231,8 sacas de soja por hectare.

Esse número impressionante ultrapassa em mais de 15 sacas o recorde anterior, que já durava por cerca de sete anos, o que destaca a dedicação, conhecimento e inovação que estão transformando a agricultura moderna.

Conforme anunciado pelo Compre Rural, foi em 23 de agosto, que Alex Harrell quebrou uma marca que vinha sendo mantida há sete anos: maior produtividade em um hectare irrigado. Segundo as informações oficiais, ele colheu impressionantes 231,8 sacas da oleaginosa mais produzida e consumida no mundo, ultrapassando, com folga, o detentor do recorde anterior, o produtor que pertecence ao mesmo estado Randy Dowdy, que havia alcançado a marca de 213 sacas de soja em 2016.

O recorde de Harrell não é apenas um número impressionante, mas também é um símbolo da evolução contínua das práticas agrícolas. A aplicação de técnicas avançadas, a incorporação de tecnologias de ponta e a compreensão aprofundada das necessidades das culturas estão abrindo novos caminhos para a produtividade.

A busca pela produtividade agrícola não é uma jornada isolada. Ela está ligada à necessidade global de garantir o fornecimento de alimentos em um mundo em constante crescimento populacional. A marca de quase 232 sacas por hectare alcançada por Harrell não apenas aumenta seu próprio sucesso, mas também contribui para a segurança alimentar em uma escala mais ampla.

O produtor campeão selecionou Asgrow AG48X9 (Bayer) como sua variedade de soja. Ele plantou em fileiras de 30 polegadas a uma taxa de semeadura de 85 mil sementes por acre em 5 de abril.

O controle de ervas daninhas foi obtido com aplicações dos herbicidas XtendiMax e glifosato. Revytek, da Basf, foi o principal fungicida empregado por Harrell. O controle de insetos foi executado em um programa de “tolerância zero”.

Segundo informou o agrônomo de extensão de grãos da Universidade da Geórgia, Richard Roth, responsável por administrar o concurso de produtividade do estado, a produção do recordista mundial foi pesada três vezes em balanças certificadas e os seus grãos possuíam cerca de 14% de umidade.

A história de sucesso de Alex Harrell destaca o papel crucial da inovação e da tecnologia na agricultura moderna. A adoção de métodos sustentáveis, como a gestão eficiente dos recursos naturais, o uso de dados e análises para tomar decisões informadas e a aplicação de práticas de cultivo de precisão são componentes essenciais para atingir esses resultados excepcionais.

“O rendimento médio da soja na Geórgia é de cerca de 45 bushels por acre (3.024 kg/ha – 50,4 sacas), então o que Alex fez nos mostrou qual pode ser o potencial genético da soja neste ambiente. Ele nos mostrou algumas técnicas que podemos usar para melhorar os rendimentos”, destacou Roth.

No entanto, o recorde de produtividade de soja também ressalta que essa conquista não é uma tarefa fácil. Exige comprometimento, experimentação e um profundo entendimento das necessidades das plantas, do solo e do ambiente em que a agricultura ocorre. O sucesso de Harrell é um lembrete de que a busca por inovação e melhorias contínuas é uma jornada que vale a pena.

A indústria agrícola está constantemente evoluindo, impulsionada pela criatividade e pela determinação de produtores como Alex Harrell. À medida que os limites da produtividade são desafiados, novos horizontes se abrem para a produção de alimentos. O novo recorde de produtividade de soja é um testemunho inspirador do que é possível quando a paixão pela agricultura se encontra com a inovação.

Embora a indústria da soja dos Estados Unidos não organize um concurso nacional de produtividade as notícias sobre o feito de Harrell foram recebidas com entusiasmo pelo setor.

“O que é mais emocionante do que um potencial novo recorde mundial para a soja?” disse a porta-voz da American Soybean Association (ASA), Wendy Brannen. “Estamos muito satisfeitos por Alex e toda a sua operação por terem conseguido implementar práticas agrícolas excepcionais e demonstrar quão eficaz a produção de soja nos Estados Unidos pode ser.”

A história de Alex Harrell nos lembra que a agricultura é uma disciplina dinâmica, onde os desafios são superados, as barreiras são quebradas e o futuro é moldado. Seja através do uso de tecnologias avançadas, práticas sustentáveis ou abordagens criativas, cada produtor desempenha um papel fundamental na jornada global de alimentar o mundo.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM