Programa de Eficiência de Carcaça anuncia vencedores em 2021

PARTILHAR
gado gordo e carcaca montagem
Foto: Montagem Compre Rural

Programa anuncia resultados de 2021 e pecuaristas vencedores; prêmio reuniu 718 pecuaristas de São Paulo, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Em 2021, o PEC (Programa de Eficiência de Carcaça) contabilizou o abate de 239.898 animais e reuniu 718 pecuaristas de São Paulo, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao longo de três edições, foram mais de 577 mil bovinos abatidos. O PEC é iniciativa da Phibro Saúde Animal, Minerva Foods e Biogénesis Bagó.

Segundo o presidente da Phibro, Mauricio Graziani, esse resultado é extremamente positivo e demonstra o engajamento dos pecuaristas brasileiros em iniciativas que contribuem para o aumento da produtividade e valorização da carne.

“Produzir alimentos de qualidade para suprir a crescente demanda mundial é de extrema responsabilidade. Os números do PEC, que crescem ano após ano, comprovam o comprometimento na melhoria constante dos indicadores de eficiência”, diz Graziani, reforçando a importância de iniciativas inovadoras, que valorizam o trabalho dos pecuaristas e dos diversos elos da cadeia produtiva.

“Esta edição do PEC teve uma evolução muito interessante não só em números, mas principalmente com as visitas presenciais feitas por integrantes das empresas participantes do Programa. Estamos trabalhando junto com os pecuaristas nos quesitos sanidade, nutrição e mercado para identificar oportunidades a fim de que possam produzir mais e melhor. Certamente teremos um crescimento substancial do PEC na próxima edição”, reforça Carlos Godoy, gerente nacional de marketing da Biogénesis Bagó.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar os pecuaristas com os melhores indicadores de desempenho e que lideram o processo de produção de carcaças padronizadas e de alta qualidade. Para Fabiano Tito Rosa, diretor de Originação e Eficiência Operacional da Minerva Foods, o objetivo, mais uma vez, foi cumprido com excelência.

“Os mercados estão cada vez mais exigentes, com foco em animais jovens, bem-acabados e com pH menor que 5,79. Estas características contribuem para a produção de uma carne mais macia e suculenta e tornam o mercado bovino brasileiro um dos mais atrativos do mundo. Ano após ano, os participantes do PEC têm sido auxiliados a produzir com mais eficiência e qualidade, levando em conta fatores como acabamento de gordura, carcaça uniforme, bom peso de abate, padronização e pH da carne. Mais uma vez, conquistamos nosso objetivo, considerando principalmente o quanto contribuímos com nossos parceiros pecuaristas na melhoria de indicadores de qualidade. Todo esse conjunto de melhores práticas na criação permite o acesso a mercados cada vez mais valorizados”, destaca Fabiano.

O programa foi idealizado para produzir, hoje, o bovino do amanhã em termos de constância de oferta, precocidade, excelente acabamento de gordura, carcaça uniforme, bom peso ao abate, padronização e pH da carne. Para isso, utiliza diferentes ferramentas para levar conhecimento aos pecuaristas, contribuindo para a melhoria da eficiência produtiva. Em 2021, inovou ao criar o canal do YouTube PEC TV, com programação periódica (programas PEC Performance, Giro PEC e Palavra do Especialista), além de intensificar as visitas presenciais às fazendas, com apresentação das informações de abate e discussões sobre aspectos da nutrição, manejo e sanidade dos animais, que contribuem para melhorias no processo.

Confira os vencedores do PEC 2021

Grand Prix:

  • Pedro Waldomiro Guarnieri (Mogi Mirim, SP)

Unidade Araguaína (TO):

  • Ouro: Geraldo Antônio de Rezende Sampaio
  • Prata: Graciele e Thaize Eneias
  • Bronze: Moacir Barbosa da Cunha

Unidade Janaúba (MT):

  • Ouro: Lúcio Porto de Araújo
  • Prata: Sara Cristina Batista Costa
  • Bronze: Green Farming Fazendas Renováveis

Unidade José Bonifácio (SP):

  • Ouro: Luis Carlos da Silveira e Loreta Maria da Silveira e Silveira
  • Prata: Ernesto de Paula Guimarães Neto
  • Bronze: Bruno Junqueira de Andrade

Unidade Palmeira de Goiás (GO):

  • Ouro: Luiz Regis Galvão Filho
  • Prata: Agropecuária TOPGEN
  • Bronze: Aloísio Assis Marquez Costa

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.