Programa de Eficiência de Carcaça tem mais 300 mil bovinos avaliados

PARTILHAR
gado gordo e carcaca montagem
Foto: Montagem Compre Rural

Trazemos abaixo os vencedores do Programa de Eficiência de Carcaça (PEC) em 2022; Com participação de produtores de várias regiões do país, tem como objetivo fomentar a produção de acordo com os padrões estabelecidos, para elevar a qualidade do produto final.

Com grande destaque dentro da pecuária nacional, chegou ao fim mais uma edição do Programa de Eficiência de Carcaça (PEC), a Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, em conjunto com Biogénesis Bagó e Phibro Saúde Animal, anunciam os vencedores da quarta edição do projeto.

A pecuária de corte vem passando por grandes transformações e, segundo o Danilo Brandini, Diretor Global de Marketing de Ruminantes da Phibro Saúde Animal, o primeiro passo para atender as exigências do mercado é a idade ao abate. “Pensando como país, o primeiro passo do caminho a ser seguido pelo pecuarista brasileiro é a busca em garantir a entrega de animais jovens, ou seja, até 30 meses de idade. E, dentro do PEC, todos os participantes já estão alcançando esse parâmetro. Lembrando que, só entram para pontuação no programa aqueles bovinos que tem até 4 dentes”, afirmou ele ao Compre Rural.

O PEC, surgiu com o objetivo de fomentar as boas práticas da pecuária brasileira, por meio da disseminação de informação e apoio aos produtores para atingir níveis elevados de eficiência. Entre os quesitos, estão os parâmetros de avaliação do acabamento de gordura, maturidade, peso ao abate, pH da carne, padronização e uniformidade do lote. 

Os pecuaristas estão buscando entregar animais com maior qualidade e, pra alcançar esses parâmetros, as propriedades assistidas pelo programa, buscam trabalhar os fatores que envolvem a nutrição, sanidade, sustentabilidade, genética e gestão, resumiu Melina Marchi, Gerente de Planejamento, Projetos e Programas de Compra de Gado da Minerva Foods.

Em 2022, o programa contou com cerca de 1.300 inscrições de pecuaristas parceiros da Minerva Foods, que enviaram os seus lotes para as unidades de Araguaína/TO, Janaúba/MG, José Bonifácio/SP, Mirassol D’Oeste/MT e Palmeiras de Goiás/GO. A iniciativa promoveu a avaliação de mais de 300 mil animais, totalizando mais de 900 mil bovinos ao longo das quatro edições do evento.

Segundo Fabiano Tito Rosa, Diretor de Originação e Eficiência Operacional da Minerva Foods, a implementação do PEC vêm gerando bons resultados a cada ano, com o maior engajamento dos produtores na implementação de um conjunto de boas práticas na criação e tecnificação no campo.” Essa iniciativa permite agregar valor à cadeia como um todo, contribuindo para atender as exigências de diferentes mercados”, destacou.

Ao longo do programa, as equipes multidisciplinares formadas por profissionais das três empresas intensificaram as visitas presenciais às fazendas, com apresentação dos romaneios e discussões sobre aspectos da nutrição, manejo e sanidade dos animais.

“Com os avanços conquistados, nossa expectativa é promover o crescimento do programa, para levar conhecimento a um número cada vez maior de pecuaristas. Analisando os números desta edição, observamos que estamos avançando neste objetivo”, reforça Fabiano.  

“O PEC é uma iniciativa fantástica, que fortalece os laços com os pecuaristas de estados importantes para a pecuária brasileira. Essa proximidade possibilita a melhoria dos indicadores econômicos das propriedades participantes, o que representa um ganho direto em termos de qualidade de carcaças e, portanto, possibilidade de retorno econômico. Para a Phibro, também é a oportunidade de fortalecer ainda mais nossa presença no mercado, levando soluções eficazes que contribuem para a boa nutrição e a saúde do gado”, assinala Mauricio Graziani, presidente da Phibro Saúde Animal.

Estamos bastante satisfeitos em visualizar toda a evolução do programa, o empenho e engajamento das equipes em levar tecnologias e estratégias que vão ao encontro dos parâmetros de avaliação do programa, sempre prezando pela excelência na produção e pela sustentabilidade. O programa vem ganhando tração ano após ano e prova disso é que atingimos quase um milhão de animais abatidos. Um programa que oferece soluções baseadas em dados e que olha para o desafio de cada tipo de sistema de produção foi nossa grande aposta para buscar uma pecuária cada vez maior e melhor”, ressalta o Gerente Nacional de Demanda da Biogénesis Bagó, Bruno Di Rienzo.

O pecuarista brasileiro tem produzido animais de alta qualidade, aprendendo a duras perdas a se adequar as necessidades do mercado, interno e externo. O PEC vem para ajudar o pecuarista a preencher a lacuna que ainda existe dentro da fazenda para atender a essas necessidades.

Carlos Godoy, Gerente de Marketing da Biogénesis Bagó Brasil

Confira a lista de vencedores por região:

  • Araguaína/TO
    OURO: Arnardino dos Santos Gabriel – Fazenda Selma
    PRATA: Marco Aurélio Teixeira Sampaio – Fazenda Mata do Mirante
    Bronze: Daniel Glat – Fazenda Boa Sorte
  • Janaúba/MG
    OURO: Antônio Augusto Athayde Júnior – Fazenda Planalto
    PRATA: João Evangelista Dias – Fazenda Taquaril
    Bronze: Rogério Pinto de Sousa – Fazenda Olhos D’Água
  • José Bonifácio/SP
    OURO: Alexsandro Gonçalves de Paula – Fazenda 3 Roberta
    PRATA: Ibar Vilela de Queiroz – Fazenda Vale da Primavera
    Bronze: Antônio Macedo Rodrigues – Fazenda Bom Retiro
  • Mirassol D’Oeste/MT
    Grand Prix: Wallace Antunes Gonçalves – Fazenda Morada do Sol
    OURO: Pedro Correa Neto – Fazenda Lagoa Bonita
    PRATA: Adão Alves Garcia Júnior – Fazenda Barra das Piraputangas
    Bronze: Finpec Agronegócios – Fazenda Jaguar
  • Palmeiras de Goiás/GO
    OURO: José Diogo Lacerda Partata – Fazenda Boa Vista
    PRATA: Agrotri Agropecuária Triângulo – Fazenda Triângulo
    Bronze: Alaer Luiz Marques – Confinamento Santa Barbara

Sobre a Minerva Foods

A Minerva Foods é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia, e possui plantas especializadas em ovinos na Austrália, somando mais de 20 mil colaboradores. A empresa atende a cinco continentes com carne bovina, ovina e seus derivados e opera, hoje, 32 unidades industriais, 11 escritórios internacionais e 14 centros de distribuição.

Contato assessoria: 

Paola Souza
55 11 96995-0110
paola.souza@giusticom.com.br

Sobre a Phibro Saúde Animal

A Phibro é uma empresa global em saúde e nutrição animal, dedicada ao atendimento da crescente demanda mundial por proteínas animais. A empresa possui mais 1.400 apresentações de produtos, está presente em mais 65 países e tem orgulho de ser parceiro de confiança para produtores, nutricionistas e veterinários, oferecendo soluções inovadoras e serviços de qualidade para produzir alimentos saudáveis e acessíveis. (www.pahc.com/brasil)

Contato assessoria: 

Rafael Iglesias
(11) 97124-5243
 rafael@textoassessoria.com.br

Altair Albuquerque 
altair@textoassessoria.com.br
 (11) 99935-1705

Sobre a Biogénesis Bagó

A Biogénesis Bagó, empresa líder nos principais mercados da América Latina, com projeção global, é comprometida com o desenvolvimento de soluções para a saúde e sustentabilidade da produção pecuária por meio da biotecnologia. A empresa desenvolve e comercializa produtos e serviços veterinários criados para garantir a saúde e melhorar a produtividade dos rebanhos bovinos de carne e leite. Conta com um portfólio de mais de 70 produtos e 650 registros em distintos países da América Latina, China e Ásia. Com escritórios na Bolívia, Brasil, América Central, México, Uruguai e Asia, sua sede está localizada na Argentina, com fábricas em Monte Grande e Garín (província de Buenos Aires). No Brasil, conta com uma planta fabril na cidade de Araçoiaba da Serra (SP). A empresa é a maior provedora de vacinas antiaftosa do mundo, tanto que três em cada 10 vacinas antiaftosa aplicadas na América são produzidas pela Biogénesis Bagó. A capacidade anual de produção da empresa é de 400 milhões de doses de vacinas contra febre aftosa, 30 milhões de doses de vacina antirrábica e 100 milhões de doses de vacinas combinadas. Em 2014, 2016, 2018 e 2020 foi nomeada pela revista inglesa Animal Pharm como a melhor empresa de saúde animal da América Latina.

Contato assessoria: 

Attuale Comunicação- (11) 4022 6824

Mariele Previdi – (11) 99954-4626
mariele@attualecomunicacao.com.br

Giovana de Paula – (19) 98147-4424 
juliana@attualecomunicacao.com.br

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). 🚜🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com