Raça Canchim vai anunciar os campeões de desempenho em 2020

“O PCAD-TEA foi bem conduzida, com animais ganhando peso e saudáveis, a mensuração da eficiência alimentar individual é algo de vanguarda no país”

A 10ª Prova Canchim de Avaliação de Desempenho / Teste de Eficiência Alimentar 2020 (PCAD-TEA 2020) é realizada anualmente e organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN) será finalizada com uma live no próximo dia 24 de novembro às 19h através da Compre Rural. A prova seleciona novos raçadores para o mercado pecuário brasileiro e está sendo coordenado Embrapa com colaboração do Instituto de Zootecnia (IZ), Sertãozinho(SP). O PCAD foi iniciado em julho com a entrada dos animais em regime de confinamento, ao longo dos meses seguintes foram feitas pesagens para acompanhar o desempenho dos animais.

São mais de 50 machos que serão avaliados. Dentre os criadores que enviaram seus animais para a prova estão: Agropecuária Peeters, Calabilu, Canchim da São Tomé, Cantagalo, Embrapa, ESALQ, Ilma Agropecuária, Mangalba, Mario Coronado, Vista Alegre e Zuca Sobral. A prova é crucial para agregar a avaliação do consumo individual de alimentos, de água e pesagens frequentes dos animais ao longo do dia. Objetivo é selecionar novos raçadores da raça Canchim, oportunidade dos criadores mandarem seus melhores animais e encontrar os novos ícones da raça no anos a seguir.

Foto: Divulgação / ABCCAN

Este é o segundo ano que animais da Embrapa Pecuária Sudeste participam da PCAD. Dessa maneira, a PCAD foi desenvolvida ao longo desses 10 anos sempre com direcionamento e respaldo técnico, com cada edição trazendo melhorias e aprimoramentos quanto à metodologia. O diferencial da PCAD esse ano, denominada PCAD-TEA, foi trazer para essa parceria o Instituto de Zootecnia (IZ), de Sertãozinho-SP.

A coordenação da prova está a cargo da Dra. Cíntia Marcondes da Embrapa e conta com a colaboração de toda equipe do IZ representada pela Dra. Sara Bonilha. A ABCCAN e a Embrapa possuem um longo histórico de parceria, seja com a Unidade de São Carlos-SP (Embrapa Pecuária Sudeste, berço da raça Canchim), seja com a Unidade de Campo Grande-MS (Embrapa Gado de Corte), por meio do desenvolvimento de Provas de desempenho e pelo Geneplus-Embrapa.

“O PCAD-TEA foi bem conduzida, com animais ganhando peso e saudáveis, a mensuração da eficiência alimentar individual é algo de vanguarda no país, o Canchim está avaliando um número expressivo de animais, 55 tourinhos jovens de 11 criatórios. Esperamos dar sequência a esse trabalho, colocando a raça dentro das mais modernas metodologias de avaliação de desempenho para uso na seleção dos futuros reprodutores, trazendo grande impacto à raça e aos seus usuários, sejam criatórios de raça pura, seja no cruzamento industrial” – pesquisadora Cintia Righetti Marcondes da Embrapa Pecuária Sudeste.

Foto: Divulgação / ABCCAN

A prova é organizada pela ABCCAN, liderada pelo presidente Adriano Lopes, o vice-presidente Alexandre Cruvinel e o diretor de marketing Valentin Suchek. “Estamos de olho no cruzamento industrial, para isso convidamos o experiente e formador de opinião Dr. Alexandre Zadra, ele irá julgar, avaliar e classificar os animais ganhadores e na sua visão contar quais são os méritos do Canchim e como a raça pode contribuir para o cruzamento industrial” – ressaltou Suchek.

Temos uma grande demanda e necessidade de identificar os melhores touros e nossos futuros raçadores. As centrais de inseminação estão carentes de material genético e de olho na prova, pois a procura do produtor aumentou nos últimos anos. A prova, durante os últimos dez anos, foi a grande responsável por identificar nossos principais touros formadores de plantel e também para grandes programas de IATF, o resultado é notado pela evolução da raça e dos nossos rebanhos nestes últimos tempos.” – enalteceu Adriano.

A prova avalia o desenvolvimento da raça Canchim no Brasil, queremos que essa prova demonstre as qualidades do animal como uma ferramenta para o melhoramento da pecuária e cruzamento industrial brasileiro. O Canchim tem grandes méritos de agregar carcaça, precocidade, ganho de peso e isso que nós queremos representar. Não podemos esquecer que o Canchim, olhando no cruzamento industrial, tem alto libido, é um animal que perseguem a vacada, cumpri essa missão, dá mais bezerro e aproveita melhor a vacada” finalizou Valentin.

O objetivo da prova também será avaliar os 10 melhores animais de cada grupo contemporâneo, e esta missão foi dada ao Dr. Alexandre Zadra, que terá a responsabilidade de qualificar o Canchim na visão de inserção do Canchim no cruzamento industrial. Serão eles os grandes responsáveis por indicar para os criadores e para o Brasil, dentre os melhores animais avaliados pela pesquisa e por nossos técnicos, quais deles são os que mais se adequam às necessidades do mercado.

Serviço:

  • 10ª Prova Canchim de Avaliação de Desempenho / Teste de Eficiência Alimentar 2020 (PCAD-TEA 2020)
  • Data: 24 de novembro às 19h
  • Assista online através do Canal da Compre Rural, acesse o link do Youtube
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM