PARTILHAR

Programa Carne Devon Certificada completa 2 anos de sucesso com perspectiva de expansão e crescimento, meta é ampliar o mercado para o Rio Grande do Sul.

O Programa Carne Devon Certificada completa 2 anos de sucesso com perspectiva de expansão e crescimento. Desde maio de 2017, foram abatidos 2.974 animais com o Selo de Certificação, entre novilhos castrados e novilhas, totalizando 755.371 quilos. A presença do selo nas embalagens garante ao consumidor a rastreabilidade e a autenticidade do produto com aprovação em rigorosos critérios de qualidade. Como, por exemplo, animais com garantia de procedência e criados dentro dos padrões de bem-estar animal.

Atualmente, 150 criadores são cadastrados como fornecedores de animais para a produção de cortes Devon Certificados. Todos os abates ocorrem no Frigorífico São João, em Santa Catarina, empresa referência em carne de qualidade. Os cortes nobres podem ser encontrados em 130 pontos de venda. Edson Braun, especialista em carnes com 27 anos de experiência, é um entusiasta da raça. “A diferença já começa no fato de o Devon ser um gado de pastagem e não de confinamento. Isso influencia o sabor e a maciez dos cortes, sem falar no marmoreio que é único. O Devon realmente conquistou o meu público”, exalta. Proprietário da primeira casa de carnes a vender Devon em Bombinhas, nolitoral catarinense, ele garante que os clientes aproveitam a ida à praia para reabastecer o estoque doméstico. No próximo dia 29 de maio, Edson vai ministrar um workshop ao público interessado. Durante o evento – uma atividade comemorativa aos 2 anos de certificação – o especialista vai fazer uma desossa, mostrar os diferentes cortes e ainda falar sobre a raça.

Por enquanto, a carne certificada Devon ainda é uma exclusividade dos consumidores catarinenses. Para a Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Simone Bianchini, o próximo passo é ampliar o mercado, integrando a cadeia gaúcha ao sistema. “O Rio Grande do Sul é um mercado promissor para abate e consumo de Carne Devon Certificada, por isso há negociações em andamento com o Frigorifico Famile, de Pelotas, e com o Frigosul, que começa a funcionar no segundo semestre em Vila Maria, na região central do estado”, revela.

Sobre o Programa de Certificação – O Programa de Certificação de Raças Bovinas é chancelado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que tem o objetivo de promover e valorizar a raça bovina, com a bonificação dos produtores pelo preço da arroba e agregação de valor da carne. Hoje o sistema reúne 8 raças. Para Simone Bianchini, isso impulsiona o segmento premium que até pouco tempo era quase desconhecido. “Eleva o padrão e traz transparência, o consumidor hoje sabe que um corte com rótulo tem uma garantia por trás. E é a Associação que garante esse padrão de qualidade”, explica.

Carne Devon
Foto: ABCDevon

Workshop Carnes Especiais DEVON – Cortes, desossa e informações sobre a raça

  • Quando: 29 de maio, 4a feira
  • Hora: 19:30
  • Onde: Casa de Carnes Edson (Av Falcão, 832) – Bombinhas
  • Inscrições: (47) 99698.9464 e (47) 99237.6133
  • Quanto: R$ 100,00

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.