Raça Girolando bate novo recorde de registros em 2021

Associação de Girolando bate recorde de animais registrados; outra novidade é que o programa de melhoramento da raça ganhará novas características em 2022

O rebanho registrado da raça Girolando está em expansão no Brasil. De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, o total de Registros de Nascimento e de Registros Definitivos Livro Fechado efetuados em 2021 foi o maior desde 1989, quando a entidade iniciou o serviço no país.

No total, foram efetuados 94.631 registros, incluindo todas as categorias, sendo que os registros de nascimento saltaram de 34.594 para 40.846 e os definitivos de 31.218 para 32.761. Com isso, a Associação de Girolando começa 2022 com um banco de dados composto por 2.037.819 de registros, o maior entre as raças leiteiras do Brasil.

No último dia 1° de fevereiro, o Girolando completou 26 anos de reconhecimento oficial como raça leiteira sintética. É responsável por 80% do leite produzido no Brasil, segundo a Embrapa Gado de Leite. “Estamos trabalhando em conjunto com a Embrapa para incluir, a partir de 2022, diversas características no Programa de Melhoramento Genético da raça Girolando. Dentre elas, estão a termotolerância, persistência de lactação, composição do leite e avaliação linear, todas com grande impacto econômico para a pecuária leiteira”, destaca o presidente da entidade, Odilon de Rezende Barbosa Filho.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM