Raridade: Porca pariu 34 leitões em único parto, vídeo!

Raridade: Porca pariu 34 leitões em único parto, vídeo!

PARTILHAR
Foto: ACCS/ Divulgação

Em Santa Catarina, porca dá à luz 34 leitões em um único parto; O fato curioso aconteceu na propriedade do suinocultor Paulo Cesca, no município de Herciliópolis.

No município de Herciliópolis em Santa Catarina, uma porca deu à luz a 34 leitões em um único parto. O fato curioso aconteceu na propriedade do suinocultor Paulo Cesca. Ele é parceiro da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS.

De acordo com o produtor, no estado é produzido cerca de 27 leitões fêmea a ano desmamado. “Registrar 34 leitões em um único parto sem dúvida é uma conquista. Claro que a questão de manejo e genética contribuíram”, afirmou o criador.

Losivanio Luiz de Lorenzi, presidente da Associação Catarinense de criadores de suínos, reforçou que este número de leitões em um só parto não é habitual. “Isso demonstra a competência e excelência no serviço em relação aos funcionários e estrutura”, disse.

Recorde anterior

Leitoa dá a luz a 31 leitões e quebra recorde em Santa Catarina

O suinocultor Paulo Egídio Cesca foi surpreendido com um número que pode ser a quebra de um recorde no estado de Santa Catarina.

Uma das matrizes de sua granja de suínos deu a luz em um único parto, na última semana, a 31 leitões, fato considerado inusitado, já que a média fica entre 13 e 14 leitões por parto. Este é o maior registro feito até o momento em Santa Catarina, segundo dados da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).

De acordo com o médico veterinário da ACCS, Mauro Serafim, a associação foi comunicada por Cesca ainda no último dia 25, sobre o nascimento dos leitões.

Serafim disse que ficou extremamente surpreso com a informação. A média de leitões por parto fica abaixo de 20 leitões.

Segundo o médico veterinário, o alto número de leitões deve-se a vários fatores, que vão desde o manejo da granja, acompanhamento nutricional da fêmea, qualidade de mão de obra no campo e cuidado com os animais

A eficiência produtiva, ressalta Mauro Serafim, é um fator muito positivo especialmente pela rentabilidade econômica, que é necessária para a viabilidade da atividade.

Mauro Serafim destaca que há uma preocupação com o aumento da produtividade, que passa também pelo fornecimento das matrizes para as granjas, além dos investimentos tecnológicos na produção, dando maior fertilidade às fêmeas.

O médico veterinário se disse muito feliz com a notícia e espera que a média de leitões por parto continue aumentando e os suinocultores possam ter cada vez mais sucesso na atividade.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com