Rebanho de 300 vacas é arrastado por rio; Veja o vídeo!

PARTILHAR

Uma forte chuva no estado do Tocantins, arrastou um rebanho inteiro com as fortes correntezas, vídeo mostra as cenas de terror e a tentativa de resgate!

Moradores de Esperantina, zona rural do Tocantins, registraram um momento em que vários animais foram levados pela enchente causada por fortes chuvas que atingem todo o extremo-norte do estado, na região do Bico do Papagaio. Gado é arrastado por rio e imagens são assustadoras!

O volume atípico de chuvas que atinge a cabeceira de um dos maiores rios do país, o Tocantins, bem como outros importantes cursos de água que nele desembocam, já prejudicou milhares de pessoas e causou estragos em várias cidades dos quatro estados cortados pelo Tocantins.

No vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver o gado cercado pela água sem conseguir fugir. Alguns momentos depois é possível ver a forte correnteza que acaba atingindo o local onde estava o rebanho. A força da água arrasta os animais rio abaixo, deixando alguns submersos e lutando contra a morte.

Momentos depois da forte chuva, moradores foram rapidamente aos barcos, na tentativa de socorrer os animais e conduzir para o local seguro o rebanho. Nos vídeos, é possível ver que os animais sendo arrastado nas laterais dos barcos pelos moradores. Assista!

De acordo com o G1, as imagens são de assentamentos próximos ao rio Tocantins, onde a situação é critica, principalmente nas comunidades de Lago Preto, Embaúba e Boa Esperança. As famílias ribeirinhas tiveram que deixar as casas.

O balanço mais recente da Defesa Civil indica que “não há informação precisa” sobre o número de desabrigados e desalojados em Esperantina. Além disso, situação preocupa a região, já que fortes chuvas ainda devem atingir a região nos próximos dias, causando maiores estragos no campo e nas cidades.

De acordo com os moradores, pelo menos 300 cabeças de gado foram retiradas de fazendas e colocadas em áreas mais elevadas. Os proprietários não sabem se será suficiente, já que o território no local é plano e a chuva continua forte e constante. As estradas rurais estão com trechos de até 8 km debaixo d’água e os bois não conseguiriam nadar essa distância.

Na noite desta quarta-feira (5/1), o Governo do Tocantins decretou situação de emergência por causa das enchentes. A medida determina a mobilização de todas as secretarias para socorrer as vítimas e autoriza a contratação emergencial de produtos e serviços sem licitação.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com