A redução na oferta em função da quebra de safra pressionou a exportação de soja do Brasil, maior exportador global da oleaginosa.
SÃO PAULO (Reuters) – As exportações de soja do Brasil deverão totalizar 80,5 milhões de toneladas em 2022, com um corte de 5 milhões de toneladas ante a estimativa de janeiro, de acordo com relatório da consultoria Safras & Mercado nesta sexta-feira. A redução na oferta em função da quebra de safra pressionou a exportação de soja do Brasil, maior exportador global da oleaginosa, que no ano passado embarcou um recorde de 86,1 milhões de toneladas.
Por outro lado, a Safras manteve sua projeção de esmagamento de soja em 47,5 milhões de toneladas, em linha com a estimativa de janeiro. O processamento da oleaginosa ainda teria um crescimento de 2% ante 2021. Reportagem da Reuters nesta sexta-feira mostrou que o processamento está recebendo suporte de exportações recordes de óleo de soja do Brasil para a Índia.
A consultoria trabalha com uma produção de farelo de soja de 36,55 milhões de toneladas, com elevação de 3%, enquanto as exportações subiriam 6% para 18,2 milhões de toneladas, enquanto o consumo interno está projetado em 18,3 milhões, alta de 2%.
- Qual touro usar na vacada? IA começa a responder essa pergunta com dados genéticos
- Por que AgroTaigo aposta no norte de Mato Grosso mesmo com crédito difícil e custos altos?
- Crédito rural a partir de 3% ao ano abre oportunidade para compra de fazendas
- Morre o cantor sertanejo Rick, da dupla com Renner, após acidente de helicóptero
- Helicóptero com Rick é encontrado em SC e não há sobreviventes
A produção de óleo de soja deverá aumentar 3% para 9,65 milhões de toneladas, enquanto o Brasil deverá exportar 1,7 milhão de toneladas, com ganho de 3% sobre o ano anterior.
O consumo interno de óleo deve cair 2% para 8 milhões de toneladas, pressionado pelo menor uso para biodiesel após alteração no mandato de mistura no diesel, de acordo com relatório da consultoria. O uso para biodiesel deve baixar 2% para 4,1 milhões de toneladas. A Safras ainda indicou importações de 1 milhão de toneladas de soja em 2022, com aumento de 16% sobre o ano anterior.
Fonte: Reuters