PARTILHAR

Touro figura em 1º lugar no ranking de sumário e 80% dos 10 melhores touros são filhos próprios do maior raçador Gir leiteiro que o Brasil conheceu.

É chover no molhado falar do maior touro Gir Leiteiro que a pecuária brasileira já conheceu, mas estamos aqui para dizer que ele continua destruindo recordes, único raçador na história 10 vezes líder do Ranking PNMGL ABCGIL/EMBRAPA e 9 vezes no Sumário ABCZ/UNESP. O raçador vai deixando um legado invejável na pecuária leiteira, parte desse feito é possível ver em suas filhas recordistas de produção, grandes campeãs como Fécula, Fita, Via, Valia, Virna, Filipina, dentre tantas outras doadoras de destaque, possuem excelente capacidade corporal, força leiteira evidenciada e produção de leite máxima no Gir Leiteiro e Girolando.

Sansão morreu em 2011, era de propriedade de Joaquim José da Costa Noronha, nasceu no dia 10 de março de 1996, na Fazenda Terra Vermelha e assim teve 15 anos e sete meses de uma trajetória onde acumulou títulos nacionais e internacionais. Por saber do potencial do animal a central de inseminação fez grande estoque de sêmen do animal, ainda é possível adquirir com valores bem salgados, a dose convencional está R$ 266,00 já a sexada de fêmea está avaliada em mais de R$ 2 mil reais.

O CA Sansão, lendário raçador leiteiro, foi eleito líder para produção de leite no Sumário ABCZ.

C.A. Sansão atingiu o PTA de 927.65 com 99% de confiabilidade, seguido por Casper TE Kubera (881.61) e Jaguar TE do Gavião (838.82). O PTA é a capacidade prevista de transmissão do leite em suas progênies, Sansão ainda é líder consolidado neste quesito. Olhando o ranking do sumário é possível também impressionar-se com o TOP 10 (listamos abaixo), nele sete dos dez touros são filhos diretos de Sansão, o que mostra a consistência do raçador, são eles: Casper, Gengis Khan, Astro, Famoso, Brasão, Kabil e Belur.

Melhores touros Gir Leiteiro no PTA

  1. C.A. SANSÃO (927.65)
  2. CASPER TE KUBERA
  3. JAGUAR TE DO GAVIAO
  4. GENGIS KHAN DE BRAS.
  5. ASTRO
  6. FAMOSO TE SILVANIA
  7. BRASAO TE KUBERA
  8. HABIL FIV F. MUTUM
  9. TANGO FIV JMMA
  10. BELUR TE KUBERA

“O Sansão só foi superado pelos seus filhos no ranking da Associação Gir Leiteiro, nenhum outro touro conseguiu superar e olha que difícil encontrar filhos que superassem ele, nem todos conseguem, mas com acasalamento observado em algumas vacas foi possível fazer filhas e filhos superiores ao pai. Essa tendência já foi captada no sumário da ABCGIL, que provoca uma renovação mais rápida dos touros, pois tem enfoque na utilização de touros jovens. Agora é claro que o CA Sansão é de fato um ponto fora da curva, precisamos trabalhar acasalamentos para gerar mais filhos e filhas dele pois é um touro excepcional. Eu tenho feito alguns acasalamentos com filhos dele, em linhas baixas e altas, para aproveitar seu potencial, queremos melhorar ainda mais a raça Gir Leiteiro” – José Luiz Costa, Fazenda Gramado, Corumbá de Goias – GO.

pmgz leite - gir leiteiro pta leite
Fonte: PMGZ, imagem capturada dia 15 de maio de 2019

O que é PTA de touros leiteiros?

PTA são as iniciais em inglês de “Predicted Transmission Ability”, cuja tradução é “Capacidade Prevista de Transmissão”. Em resumo, é a capacidade de um touro transmitir determinadas características às suas filhas (produção de leite, qualidade do sistema mamário, aprumos, entre outras). No Brasil, a principal característica para avaliação de um touro é a produção de leite das filhas. Quando dizemos que um touro tem PTA positivo para leite, significa que é esperada em suas filhas uma produção superior à média da produção das fêmeas contemporâneas da mesma raça.

Para conferir sumário, é só clicar aqui.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.