PARTILHAR

Touro CA Sansão é o maior símbolo do Gir Leiteiro no Brasil, um Rei; depois de oito anos de sua morte fizemos uma lista dos melhores touros Gir Leiteiro do Brasil.

O Gir Leiteiro tem papel fundamental dentro do cenário da pecuária nacional, suas características produtivas e morfológicas estão sendo evidenciadas através do PNMGL, propiciando ganhos genéticos capazes de elevar os índices anteriormente obtidos pela raça. A utilização de touros provados pelo teste de progênie contribui para que o produtor possa melhor direcionar os seus acasalamentos, buscando aumento na produção e nas características relacionadas a qualidade do leite.

O patriarca da raça trazido ao Brasil em 1960, Krishna, e possivelmente com algum grau de parentesco, ficaria orgulhoso do progresso da raça no Brasil, touro indiano que ajudou a revolucionar a produção de leite no Brasil. Estimativas asseguram que 80% do gado Gir brasileiro carregue genes do primeiro touro Gir Leiteiro que pisou em solo tupiniquim.

C.A.-Sansão-ajoelhando-para-mamar-na-grande-mãe-C.A.-Heureca
C.A. Sansão ajoelhando para mamar na mãe C.A. Heureca / Foto: Divulgação

O touro Gir Leiteiro CA Sansão trata-se do pilar inquestionável da raça Gir Leiteiro, pelo seu PTA e pela sua intensa participação nos pedigrees leiteiros, tanto na linhagem paterna quanto materna. Nos últimos anos ficou evidenciado que CA Sansão foi o caminho mais seguro para acasalamentos leiteiros, sua presença formando famílias e formando touros é indiscutível. Filho de Everest (um dos precursores da raça no Brasil) em vaca CA Heureca, Sansão foi único raçador na história 10 vezes líder do Ranking PNMGL ABCGIL/EMBRAPA e 9 vezes no Sumário ABCZ/UNESP, pai de recordistas de produção e Grandes Campeãs, como Fécula, Fita, Via, Valia, Virna, Filipina, dentre tantas outras doadoras de destaque. Era propriedade de Joaquim José da Costa Noronha, o Kinkão, nasceu em 10 de março de 1996, na Fazenda Terra Vermelha, uma das mais importantes da raça.

Hoje o sêmen sexado de fêmea de CA SANSÃO está sendo comercializado pela CRV Lagoa por R$ 7.280,00.

C.A. Sansão por criadores e apaixonados

“Os touros CA Sansão, Teatro, Radar e Jaguar foram os responsáveis direto por esse linha de touros modernos que a raça Gir Leiteiro tem hoje em dia” disse Christian de Betim, MG. “O Radar foi um touro que produziu filhas e filhos extraordinários especialmente em morfologia, tem várias filhos em destaque galgando as primeiras posições do Ranking Gir Leiteiro” citou Dilson Cordeiro.

“Sansão é extremamente importante e fundamental, hoje não dá pra fazer Gir sem ele”.

“O CA Sansão é aquele bilhete premiado da loteria, o animal que mais se destacou na raça Gir no país, fez uma linhagem, basta ver a quantidade de filhas e filhos que ele tem. Outro fator importante é que ele era muito fértil, produzia uma grande quantidade de sêmen, foi palheta de ouro da CRV Lagoa, tudo isso junto com a capacidade de transmitir leite fez com que ele fosse realmente o grande pilar da raça” nos contou José Luiz Costa, Fazenda Gramado, Corumbá de Goias – GO.

Novilhas-Gir-Leiteiro-e-Girolando
Novilhas Gir Leiteiro e Girolando / Foto: Padma Consultoria Pecuária

Sem Gir não tem Girolando

Quando cruzado com o Holandês, o Gir Leiteiro produz o Girolando que hoje é responsável por aproximadamente 80% do leite produzido no Brasil, um animal extremamente rústico, de excepcional conversão alimentar e de alta produção leiteira.  Desde 2011, a Embrapa Gado de Leite e a ABCGIL vêm trabalhando juntas no sentido de implementar a seleção genômica na raça. A seleção genômica é uma ferramenta de grande utilidade para os criadores na identificação de animais jovens (machos e fêmeas) geneticamente superiores, aumentando a intensidade de seleção e diminuindo o tempo e o custo de avaliação. Isso ajudará a melhorar ainda mais o Gir, para a construção da raça e seus cruzamentos.

Potencial leiteiro da raça Gir

A raça Gir é utilizada visando produtividade e rusticidade frente às adversidades de meio. O ganho genético em características de interesse econômico depende das eficiências reprodutiva e produtiva. Por isso, critérios técnicos mais rígidos foram incorporados para a entrada de jovens reprodutores no teste de progênie, aumentando a chance de sucesso na escolha dos jovens reprodutores que entrarão em processo de avaliação.

Alma-Viva-da-Lumiar-Jaguar-X-Canastra-TE-Kubera
Alma Viva da Lumiar (Jaguar X Canastra TE Kubera) / Foto: Berrante.ag

O Gir no Brasil sempre teve sua posicionamento garantido por grandes criadores, vale a pena mencionar e enaltecer o trabalho desenvolvido nas últimas décadas: Fazenda Terras de KuberaFazenda Terra VermelhaFazendas do BasaFazenda BrasíliaFazenda CalciolândiaEstância SilvaniaFazenda MutumVila Rica Agropecuária entre outros que merecem os créditos por terem gerado grandes raçadores para a pecuária leiteira brasileira.

Velha guarda

Não podemos deixar de mencionar também, outros pilares que são de extrema importância para a raça Gir, até mesmo de seu pai CA Everest, entre eles estão: Radar dos Poções (1984), Modelo de Brasília (1993), Teatro Silvânia (1998), Jaguar TE do Gavião (1999) e Meteoro de Brasília (1993). O sucesso desses raçadores é tão grande que alguns criadores investiram em clones, do Teatro SilvâniaCA Sansão, que não passou pelo crivo de avaliação da ABCZ. O que iremos expor abaixo são touros da nova geração e safra, que são filhos dos touros citados neste parágrafo.

Postulantes ao título

Penso que a discussão mais interessante no momento é sobre quem serão os substitutos do CA Sansão. Será o Gengis Khan? Será o Atleta? Será o Dragão? Trata-se de questão ainda em aberto. Fizemos uma lista de possíveis touros que podem ainda, com avaliação de progênie e lactação de filhas figurar como líderes de sumário e rankings dos programas de melhoramento genético da raça. Dos nove animais que selecionamos através de opiniões de criadores, três são filhos diretos de Sansão.

1. Gengis Khan (Sansão x Modelo TE de Bras.)

touro gir leiteiro gengiskhan
Foto: Divulgação

O número 1 para PTA Leite no Sumário PMGZ, touro moderno, Beta-Caseína: A2A2. Touro provado e um dos mais desejados do mercado.Mãe: Setiba, Recordista Mundial de leite com produção de 18.206 kg. Produção vitalícia de 49.481 kg/leite e Valor Genético de 2.338,2 kg, campeã vaca adulta Expomilk/2006 e Campeã de vários torneios leiteiros. Progênie se destacando em pista e em produção leiteira. Touro com fenótipo equilibrado em relação a estatura e comprimento. Muita profundidade torácica e excelentes aprumos.

2. Tabu TE Cal (Radar x Juliana Cal)

touro-gir-leiteiro-tabu-te-cal
Foto: Alta Genetics

Considerado um dos Melhores Touros Jovens com Resultado do Teste de Progênie em 2014, destaque para largura de úbere posterior, comprimento de tetos e facilidade de ordenha. Tabu foi o Reservado Campeão Progênie de Pai-Expozebu 2011 e 2012 e Res. Progênie de Pai Nacional 2012. Sua Mãe Juliana Cal é Tri-Campeã Progênie de Mãe 2004/2005/2006 e também Mãe de Touro Provado, Pioneiro Cal.

3. Kalika FIV Vila Rica (Radar x Solução de Bras.)

kalika-fiv-vila-rica
Foto: Alta Genetics

Destaque para beleza racial, com qualidade de úbere, muito leite e padronização pelagem. Radar, Impressor e Caju num só pedigree, seu pai é um dos líderes do Sumário ABCZ/ UNESP 2011, mãe é uma das melhores matrizes da Fazenda Vila Rica, irmão paterno de matrizes consagradas como Taça, Prateada, Laguna, entre outras.

4. Astro FIV (Radar x Dulce TE de Bras.)

touro-gir-leiteiro-astro fiv
Foto: CRV Lagoa

Destaque como o melhor filho do Radar dos Poções classificado no Teste de Progênie, provado com PTA Leite de 534,8 kg. Sua mãe, Dulce, tem lactação oficial de 10.690 kg, e sua irmã própria, Teca FIV Cabo Verde, teve lactação real no 1º parto de 7.318 kg. Reúne genealogia de destaque, fenótipo de equilíbrio e força leiteira evidenciada, A2A2, heterozigoto AB e Melhor Macho Ranking Nacional 2015/2016.

5. Dragão TE (Sansão X Laga TE dos Poções)

Dragão TE
Dragão TE CRI Genética / Foto: Luiz F. Ambrósio

Valorizado em quase 1 milhão, o touro foi adquirido em 50% pela Alta Genetics. Dragão TE agora é uma parceria entre a Alta e o pecuarista, Luis Gustavo Rabelo Xavier, da Fazenda Três Barras. É notório como as bezerras filhas do Dragão se diferenciam das demais, produção muito acima da média, ele alia padrão morfológico e alta produção leiteira. Outra característica importante e muito valorizada por nós é sua fertilidade de sêmen, garantindo altos índices de concepção na IA.

6. Casper TE Kubera (Sansão X Ovação de Bras.)

touro-gir-leiteiro-casper-te-kubera
Foto: Alta Genetics

Líder para ângulo de casco e largura de ísquios. Destaque para sólidos totais. Filho do touro C.A. Sansão na grande campeã nacional Ovação de Brasília. Filhas com excepcional forma Leiteira, angulosas e com ótimos aprumos.

7. Tango FIV JMMA (Radar x Urgência 3R B. Monte)

touro-gir-leiteiro-tango
Foto: ABS Pecplan

Touro valorizada pelo mercado, principalmente, pela sua alta produtividade, já que Tango foi ranqueado como 4° melhor touro para transmissão de leite, com PTAL de 943,63 kg/leite e número 1 para persistência de leite no Sumário da Avaliação Nacional de Touros das Raças Zebuínas, desenvolvido pela ABCZ/2016.

Oriundo de uma seleção criteriosa voltado para equilíbrio entre produção leiteira e fenótipos harmoniosos. Beta Caseína: A2A2. Destaque para suas filhas Zorra e Zonara JMMA, pela produção de leite e desempenho em pista. As progênies de Tango são padronizadas, excelente temperamento, estrutura corporal e grande produção leiteira. Família consistente e pai de campeãs de produção.

8. Golias TE Silvania (Modelo TE de Bras. x EFALC Nata Lageado)

touro-gir-leiteiro-Golias-TE-Silvania-
Foto: Alta Genetics

Utilizado tanto no Gir quanto no Girolando. Filhas com produções acima da média local e com destaque em comprimento, profundidade corporal e excelentes úberes. Muito Leite com Excelência em Úberes. Seu pai, Modelo, é um dos Melhores Touros do Sumário ABCGIL/Embrapa 2012 para Composto de Úbere.

“Golias TE da Silvânia une dois animais de destaque das duas principais seleções dentro da raça, Brasília e Silvânia, já que Golias é filho do Modelo TE de Brasília, pai da Setiba e irmão paterno da Profana. Reprodutor de pelagem consistente vermelha chitada, com bom comprimento, ótima profundidade, garupa também muito boa, linha de dorso correta, umbigo um pouco comprido, mas nada em excesso, aprumos corretos, cupim em bom tamanho e bem inserido, pescoço de bom comprimento, saída de chifre alta, atentar para este detalhe na hora de acasalar o animal, a saída de chifre mais alta é uma característica do Modelo, chifre redondos, mas não muito grossos, orelhas em bom tamanho e gavionadas, enfim, Golias TE da Silvânia é um belo animal para ser acasalado na busca de muito leite, já que vem credenciado através de seu pedigree” – Gir das Paineiras.

9. Enlevo (Teatro da Silvania x Garbha dos Poções)

touro-gir-leiteiro-Enlevo-da-Silvania-
Foto: ABS Pecplan

Destaque no ABS Índex para estrutura corporal e úbere. Sua mãe (Garbha dos Poções) é simplesmente a vaca mais premiada da raça com 43 Campeonatos pista/progênies. Entre as premiações de destaque o de Grande Campeã e Melhor Úbere Nacional/03. Ótimos úberes, temperamento e opção de pedigree. Suas filhas tem se destacado em pista e em produção, Beta Caseína: A2A2.

Apostas futuras do Gir Leiteiro

Barbante Cabo Verde (Sansão x Bruna FIV CV)

touro-gir-leiteiro-barbante
Foto: CRV Lagoa

Com grandes touros em sua genealogia, Sansão, Jaguar e Bem-feitor, se destaca em pigmentação e temperamento no pré teste do PNMGL. Sua mãe, Bruna FIV Cabo Verde, é doadora reconhecida com produção de mais de 30 mil kg de leite ao longo de sua vida. Está em teste de progênie com previsão de resultado em 2024.

Neymar FIV de Brasília

touro-gir-leiteiro-neymar
Foto: Alta Genetics

Assim como o jogador do Barcelona, Neymar de Brasília é observado desde muito jovem e aparece como uma estrela entre os novos nomes da raça gir leiteiro. O animal foi uma das contratações do 31º Grupo do Programa de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro da Alta Genetics. Segundo a ficha técnica do animal, ele tem “modernidade de pedigree e morfologia atual, pronto para fazer fêmeas reais e altamente produtivas”. Ainda segundo a empresa contratante, o animal é irmão por parte de pai do segundo melhor touro do ranking, Casper de Kubera.

Algumas conclusões

“O Gir é muito importante para pecuária leiteira brasileira, nos trópicos em geral ela é completamente adaptada, tanto no período seco quanto no verão que chove muito. É uma raça que não exige controle de carrapatos e ectoparasitas, tem menos problemas de cascos e outras doenças, aceita capim de má qualidade e tem sua produção sustentada pelo baixo custo. O rebanho continua crescendo, além da sua importância nos cruzamentos para a produção do Girolando, hoje não troco meu rebanho Gir por nenhuma outra raça, faço seleção na fazenda à pasto, sem nenhuma loucura e estou obtendo bons resultados” -José Luiz Costa, Fazenda Gramado, Corumbá de Goias – GO.

“O Gir é uma raça que serviu para o Brasil no passado, serve no presente e servirá no futuro”.

“O Genghis Khan (filho de Sansão) vem direto da Fazenda Brasília, criatório de muita tradição leiteira, muita consistência leiteira, sua família é muito grande, é pai de vários touros aprovados, fez muitos destaques e tem uma linhagem muito consolidada. Sua mãe Setiba de Brasília quebrou o recorde mundial de produtividade, superou os 18 mil quilos de leite. É um touro de fenótipo equilibrado entre estatura e comprimento, touro bonito de bastante profundidade, aprumo, eu já vi ele pessoalmente, fiquei impressionado, tenho certeza que a prova de suas progênies elevará ainda mais seu patamar” comentou Betinho Lofrano de São José do Rio Preto – SP.

E pra você, quem é o verdadeiro sucessor de Sansão?

Faltou algum na lista? Envie-nos um e-mail (contato@52.88.89.168) relatando o touro e porque você o considera como sucessor de CA Sansão.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.