Seis agritechs vencem AgroNordeste Digital – Desafio de Startups do Agro

PARTILHAR
Fonte: iStock

O desafio é uma das ações do Programa AgroNordeste Digital, que visa fortalecer o empreendedorismo tecnológico para o setor agropecuário na região.

Seis agritechs venceram o AgroNordeste Digital – Desafio de Startups do Agro, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O anúncio das vencedoras foi realizado, pelo Mapa, no último dia 7 de dezembro, no auditório da FIEP, no Cariri Paraibano. Ao todo, 97 empresas participaram da chamada pública de soluções inovadoras para o agronegócio.

O desafio é uma das ações do Programa AgroNordeste Digital, que visa fortalecer o empreendedorismo tecnológico voltado para o setor agropecuário na região. A iniciativa aproxima os atores do ecossistema de inovação – investidores, aceleradoras, produtores rurais e academia – criando um cenário propício  para networking, transferência de tecnologia e divulgação de novos produtos e serviços capazes de atender às demandas do setor e desenvolvê-lo.

A chamada teve duas categorias: uma regional (Start) e uma aberta (Up). Na Categoria Up, concorreram startups de todo o território nacional. Já a categoria Start foi dedicada a startups iniciantes e sediadas na região atendida pelo AgroNordeste. 

Nesta última, as empresas puderam escolher concorrer por meio de uma das cinco arenas regionais: Cariri Paraibano; Oeste Baiano; Vale do Açu (RN); Vale do Jaguaribe (CE); e Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia).

Veja abaixo a lista das vencedoras:

Categoria Up (aberta):

1° lugar – Digifarmz Smart – Porto Alegre (RS)

2° lugar – NCB Sistemas Embarcados – São José dos Campos (SP)

3° lugar – Agrolite – Fortaleza (CE)

Categoria Start (regional):

1° lugar  – Agrovare – Recife (PE)

2° lugar  – JNA Agroconsultoria Ltda – Campina Grande (PB)

3° lugar  – Prediga+ Petrolina (PE)

As vencedoras receberão os seguintes prêmios:

  • Troféu para as três primeiras colocadas de cada categoria (Start e Up);
  • Certificado com chancela do Mapa para as finalistas de cada categoria;
  • Conexão com investidores privados nacionais e internacionais da Rede Mapa Conecta (Aceleradoras, Hubs e Fundos de Investimentos);
  • Prêmio no valor de R$ 5 mil para vencedora da Categoria Up (aberta), em moeda corrente nacional, oferecido pela aceleradora Cyklo Agritech; 
  • Prêmio no valor de R$ 5 mil para vencedora da Categoria Start (regional), em moeda corrente nacional, oferecido pela aceleradora Cyklo Agritech; 
  • Mentoria de 12 horas oferecido pela aceleradora Cyklo Agritech, para a melhor colocada de cada região na grande final dia 7/12/2022 (categoria Start).

Com esta ação, o Ministério da Agricultura deu destaque aos ecossistemas de inovação da região do AgroNordeste, valorizando o setor tecnológico nordestino e construindo um ambiente propício para o desenvolvimento. Sucesso que pode ser repetido em outros locais do AgroNordeste, assim como em outras regiões do país.

Além das premiações, o Mapa irá fornecer programa de aceleração para todas as 15 finalistas da Categoria Start. São elas:

1 – Agroeste Database (Barreiras – BA)

2 – Agro9 Tecnologia (Morada Nova – CE)

3 – Agrovare (Recife – PE)

4 – AI Praga (Salvador – BA)

5 – AVIN Agricultura Vertical Inteligente (Campina Grande – PB)

6 – Consurural (Limoeiro do Norte – CE)

7 – Consultoria 3A em Sustentabilidade (Petrolina – PE)

8 – Do Campo à Mesa (Natal – RN)

9 – Dron Soluções Agrícolas (Recife-PE)

10 – Ecoar Agrofloresta (Jaguaruana – PE)

11 – FalaAgro (Recife – PE)

12 – JRX Consultoria (Mossoró – RN)

13 – JNA Agroconsultoria (Mossoró – RN)

14 – Prediga+ (Petrolina – PE)

15 – Sensor Semente (Barreiras – BA)

O projeto teve o apoio das seguintes entidades: Abapa, Abrafrutas, Aiba, BASF, BNB, CNA, CNI, Cooperativa Optar, Embrapa, FP Tec PB, IFBA, IFCE, IFPE, INSA, Prefeitura de Barreiras (BA), Prefeitura de Limoeiro do Norte (CE), Sebrae, Senai/Fiep (PB), SPRB, SPRLEM, Sudene, UFCG, UFC Campus Russas (CE), UFOB, UFERSA, Univasf. 

Investidores (Aceleradoras, Hubs e Fundos de Investimento):

Adisseo, Agrotools, Agroven, Barn, Cedro Capital, Cocriagro, Cotidiano, Cyklo, Food Tech Hub, Mobius, Next, NT Agro, Smart Value, SP Ventures, Startup Connection, Venture Hub, Vale dos Quitandeiros, 10b.

Fonte: Mapa

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). 🚜🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com