Sem água para irrigação, produtores de arroz do RS abandonam parte das lavouras

PARTILHAR
Foto: Federarroz/divulgação
Foto: Federarroz/divulgação

De acordo com a Federarroz, rios que abastecem a cultura em algumas regiões estão com baixo nível de água ou até secaram

A estiagem no Rio Grande do Sul afeta também a irrigação nas áreas de arroz, disse a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

“Em regiões como a central, rios que abastecem as lavouras já estão com baixo nível ou até secaram. A situação é parecida também em locais na Fronteira Oeste e Campanha”, disse a entidade em nota.

O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, informou que em diversas propriedades os produtores estão escolhendo qual percentual da lavoura devem irrigar, abandonando outras. “Isto preocupa e já sinaliza que possivelmente nós não teremos uma produtividade muito grande”, afirmou.

A Federarroz recomenda aos produtores que informem as dificuldades às prefeituras para que encaminhem decretos de emergência com o objetivo de que possam acionar, se necessário, pedidos relacionados a seguros e financiamentos.

Fonte: Estadão

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR