Semex apresentará touros provados na ExpoGenética 2019

Semex apresentará touros provados na ExpoGenética 2019

PARTILHAR
Foto: Divulgação

A feira será realizada em agosto e terá o lançamento do Catálogo de Touros Corte Zebuíno 2019-2020, serão expostos 10 reprodutores das raças Nelore e Nelore Mocho.

Pela primeira vez, a ExpoGenética, evento dedicado às inovações na área de melhoramento genético bovino das raças zebuínas, terá um pavilhão exclusivo da Semex, maior central de inseminação artificial do mundo. No local, estarão expostos 10 reprodutores das raças Nelore e Nelore Mocho, pertencentes a tradicionais criatórios brasileiros, que integram o Catálogo de Corte Nacional da Semex.

Segundo o gerente de Corte da Semex, Antonio Carlos Sciamarelli Junior, o objetivo é mostrar aos visitantes o grande avanço genético do zebu brasileiro e como tirar proveito dessa genética para maximizar os resultados da estação de monta que se aproxima. “Selecionamos, para esta edição da ExpoGenética, touros provados, que apresentam grande desempenho produtivo, precocidade sexual, avaliação de carcaça e acabamento, com boa aceitação no mercado, ou seja, com excelente comercialização de sêmen”, diz Antonio Carlos. No pavilhão, a equipe técnica da Semex estará presente para esclarecer as dúvidas dos visitantes, assim como no estande da empresa, localizado ao lado da pista de julgamento do Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.

Os touros, que estarão expostos entre 17 e 25 de agosto, no pavilhão da Semex, são exemplos das atuais tendências do melhoramento genético do Nelore. É o caso do reprodutor QLT Rendimento FVC, do criatório Nelore Vera Cruz, com avaliação positiva em três diferentes programas de melhoramento. “Ele foi selecionado entre 10.000 animais avaliados por Teste de Progênie, aprovado no Teste de Eficiência Alimentar e apresentou o maior rendimento de carcaça de todos os touros (59,9%). Portanto, é um animal identificado, e não escolhido. Pelo fato de ter alto rendimento de carcaça e ainda consumir pouco alimento, pode contribuir muito para a rentabilidade da produção de carne”, diz o proprietário Jairo Machado Filho.

Fertilidade e ganho de peso são outras características que os selecionadores de Nelore têm aprimorado em seus rebanhos. O Nelore DI GENIO, que estará no pavilhão da Semex com o touro JOVEM DA DI GENIO, participa das principais provas nacionais de ganho em peso a pasto e de diversos programas de melhoramento genético, com o objetivo de produzir animais duplamente certificados. “O touro JOVEM DA DI GENIO tem demonstrado em sua régua de DEPs (Diferença Esperada na Progênie) bons resultados para características de crescimento, peso e desenvolvimento de carcaça. É um animal de excelente racial, carcaça profunda, fértil, e que tem garantindo bons resultados na IATF”, destaca o gerente do Nelore DI GENIO, Antonio Aurico.

Para identificar touros equilibrados e eficientes, os pecuaristas têm aliado a genômica às avaliações genéticas. É o caso do touro Ourado do IZ, pertencente à Terra Brava Agropecuária, que também estará no pavilhão da Semex. Segundo o proprietário Eduardo Pinheiro Campos Filho, trata-se de um reprodutor com biótipo forte e avaliações equilibradas nos três programas de melhoramento genético que participa. Animal que representa o trabalho da Terrabrava. “É um animal muito manso. Destaque absoluto em ultrassonografia de carcaça e produz um sêmen de extrema qualidade. Possui avaliação genética e genômica, o que transmite ainda mais confiabilidade.”, diz Eduardo.

Quem passar pelo pavilhão da Semex ainda poderá conferir a qualidade genética dos touros: Atol da Elge (Elge Agropecuária); Bumbo Sino e Biombo da Matinha (Sino Agropecuária); Grosso RG (Ricardo Gouveia); Mhatão do Sonho Meu (Fazenda Sonho Meu); REM Exibido (Genética Aditiva); e Tibaji FIV FORT. VRJC (Nelore Machadinho).

Lançamento – Outra novidade que será apresentada pela Semex durante a ExpoGenética é o Catálogo de Touros de Corte Zebu 2019-2020, que trará cerca de 60 animais das raças Brahman, Nelore, Nelore Mocho, Nelore Ceip, Tabapuã e Sindi. “A maior demanda do mercado é por animais avaliados e que estão confirmando esses números no campo, gerando produtos de maior precocidade e de melhor acabamento de carcaça. Por isso, incluímos no Catálogo touros jovens com avaliação genômica, com grande acurácia. O trabalho de seleção desenvolvido pelos pecuaristas brasileiros é de extrema qualidade e tem nos permitido incluir a cada ano na bateria animais geneticamente superiores aos da edição anterior”, explica o gerente de Corte da Semex.

Essa evolução do rebanho e a contribuição da genômica nesse processo é o tema da ExpoGenética 2019, que enfocará a ferramenta em palestras e workshop com a participação de especialistas renomados.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.