Senepol: Teste de Eficiência Alimentar abre inscrições

Senepol: Teste de Eficiência Alimentar abre inscrições

PARTILHAR
Touros Senepol nos cochos eletrônicos da prova da Embrapa
Foto: Divulgação

Embrapa abre inscrição para 2ª edição do Teste de Eficiência Alimentar de Touros Senepol, prova é chancelada pela Associação dos Criadores da raça.

As inscrições para o Teste de Eficiência Alimentar de Touros Senepol 2019/2, realizado pela Embrapa Arroz e Feijão, estão abertas e vão até o dia 1º de julho. A prova é chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).

Estão disponíveis 38 vagas. Cada criador pode inscrever até cinco machos, nascidos entre 01/12/2017 e 28/02/2018, e com Registro Genealógico de Nascimento. A entrada dos animais será nos dias 1º e 2 de julho, quando terá início o período de adaptação na unidade da Embrapa, no município de Santo Antônio de Goiás/GO. O teste será concluído em 30 de setembro de 2019.

As características avaliadas pela Embrapa Arroz e Feijão serão: Consumo de matéria seca; Consumo Alimentar Residual (CAR); Ganho de peso Residual; Peso Vivo; Ganho de peso; Ultrassonografia de carcaça (AOL, Acabamento e Marmoreio); Perímetro escrotal e volume testicular (início e final do teste); Biotipo animal.

Resultados da primeira edição- A Embrapa Arroz e Feijão divulgou neste mês de junho o resultado da 1ª Prova de Avaliação de Eficiência Alimentar de Touros Senepol. Realizada entre março e junho de 2019, ela teve por finalidade identificar fenótipos promissores em eficiência alimentar através da mensuração do consumo e ganho de peso, além de características morfológicas e de ultrassonografia de carcaça. Os resultados obtidos, além de gerarem DEP interina para eficiência alimentar, integrarão o banco de dados do Programa de Melhoramento Genético do Senpol (PMGS).

Chancelada pela ABCB Senepol, a prova contou com a participação de animais de vários criatórios. Eles permaneceram 88 dias (somado o período de adaptação e de avaliação) no Centro de Desempenho Animal da Embrapa, localizado em Santo Antônio de Goiás/GO. Os touros ficaram em uma área de confinamento, com 16 cochos eletrônicos e 4 balanças de pesagem. A ração diária foi calculada a partir das exigências nutricionais para animais europeus, com ganho esperado de 1,2 kg/d. Os animais foram alimentados duas vezes ao dia, com sobras entre 5 a 10% do ofertado. O registro de consumo foi obtido a partir das informações do sistema Intergado assim como o peso dos animais.

O técnico da ABCB Senepol, Cleber Loiola, foi o responsável pela avaliação morfológica dos animais e do registro genealógico daqueles que ainda não tinha RGD. “Quero parabenizar a todos que fizeram esforços para participar dessa primeira edição da prova, que foi muito bem desenvolvida pela Embrapa. A entidade está muito empenhada em desenvolver provas e pesquisas com a raça Senepol. Agora, os criadores precisam continuar participando das próximas edições para que essa iniciativa prospere”, destaca o técnico.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com