Simental e Simbrasil lançam Sumário de touros 2020

Simental e Simbrasil lançam Sumário de touros 2020

PARTILHAR
Foto: Divulgação

O sumário de touros da raça Simental e Simbrasil está disponível para download; publicação traz informações de 339 animais

A Associação Brasileira de Criadores de Simental e Simbrasil (ABCRSS) lançou a 23ª. Edição do Sumário de Touros das Raças Simental e Simbrasil sob coordenação do pesquisador Luiz Fernando Aarão Marques da UFES (ES) e Henrique Nunes de Oliveira, da Unesp de Jaboticabal (SP). A publicação traz informações de 339 animais, sendo 273 da raça Simental e 66 do Simbrasil.

“O sumário é uma ferramenta importante para a escolha dos reprodutores que serão usados nos rebanhos de seleção e cruzamento”, afirma Alan Fraga lembrando que a cada ano, com a safra de touros jovens, novos nomes com até cinco anos confirmam-se raçadores dentro do Simental e do Simbrasil.

Os animais estão distribuídos nas categorias touros, touros jovens (com progênie), machos jovens (sem progênie) e líderes genéticos de ambas as raças.

Para constar no sumário como touro, o professor da UFES explica que é exigido que o reprodutor tenha pelo menos 10 filhos em 2 rebanhos e apresente acurácia maior que 45% para DEP’s de Efeitos Diretos.

Marques explica que é esperado “que seja reprodutor em atividade genética, isto é, com produto nascido nos últimos 5 anos”. Já os líderes genéticos do relatório são os reprodutores 10% superiores em cada característica, com progênie distribuída no mínimo em 5 rebanhos e constam de relatório à parte.

A publicação é organizada em tabelas que consideram as características de desmama, peso ano, peso ao sobreano, efeito materno total e peso a desmama materno. A cada anuário são incorporados novos animais e rebanhos ao programa da avaliação genética, o que segundo a entidade, reflete em maior interesse e engajamento dos criadores no processo como também maior acurácia das informações.

sumario de touros da raça simental e simbrasil 2020
Fonte: ABCRSS

A ABCRSS, anualmente, organiza o Sumário de touros sem custo aos criadores e o disponibiliza gratuitamente para todos os pecuaristas brasileiros. “O pecuarista precisa ter informação disponível à mão para imprimir o maior ganho produtivo no rebanho. É uma exigência cada vez maior da pecuária nacional”, completa Adib Dau Neto, diretor de marketing da entidade sobre a importância da publicação.

O sumário de touros está disponível para download aqui na página da ABCRSS e também pode ser solicitada a edição física à associação.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.