SINTOXAN Polivalente: Vacinas contra clostridioses, tecnologia de ponta

SINTOXAN Polivalente: Vacinas contra clostridioses, tecnologia de ponta

PARTILHAR

sintoxan frascoA tecnologia e a tradição Rhodia-Mérieux na produção de vacinas vem garantindo, já de longa data, a sanidade dos rebanhos bovinos em todo o Brasil. Hoje, essa mesma tecnologia de ponta está sendo representada pela MERIAL, empresa resultante da fusão da Rhodia-Mérieux com a Merck Sharp & Dohme.

Somente no Brasil, são mais de 2.500 postos de distribuição de uma das mais completas linhas de produtos veterinários, linha MERIAL, empresa líder mundial no segmento de produtos veterinários.

Neste manual técnico descrevemos resumidamente as principais clostridioses dos ruminantes e apresentamos a nossa linha de vacinas contra as clostridioses: SINTOXAN® POLIVALENTE, SINTOXAN® POLIVALENTE T, SINTOXAN® 9TH e LINOVAC®.

SINTOXAN® POLIVALENTE, lançada em 1993, foi uma revolução na prevenção das clostridioses dos bovinos no mercado brasileiro. Antes dela, milhares de bovinos morriam de enterotoxemia, gangrena gasosa e morte súbita por clostrídeos sem que o pecuarista pudesse evitar. Hoje, depois de mais de 60 milhões de doses aplicadas, SINTOXAN® POLIVALENTE já comprovou em todo o Brasil a sua eficácia contra clostridioses em animais de várias raças, submetidos a diferentes manejos e altíssimo desafio. Na mesma época, a MERIAL lançou também uma vacina eficaz contra o botulismo, clostridiose responsável pela morte de milhares de bovinos no Brasil; esta vacina, a LINOVAC®, formulada com antígenos importados do laboratório de Onderstepoort, na África do Sul, trouxe tranqüilidade aos técnicos responsáveis pela sanidade dos rebanhos nas regiões onde o botulismo era enzoótico. Em 1997, atendendo às solicitações dos clientes, a MERIAL lançou o SINTOXAN® POLIVALENTE T, com proteção contra os 7 clostrídeos do SINTOXAN® POLIVALENTE e ação antitetânica. Em 2002, a MERIAL volta a apresentar uma nova vacina contra as clostridioses dos ruminantes, o SINTOXAN® 9TH, incluindo os 8 clostrídeos do SINTOXAN® POLIVALENTE T e a hemoglobinúria bacilar.

Todas estas vacinas, formuladas na MERIAL com antígenos concentrados e titulados segundo as normas internacionais, são a garantia para o pecuarista de que o seu rebanho está protegido com a melhor tecnologia disponível contra clostridioses.

Clostridioses

As clostridioses são toxinfecções ou intoxicações dos animais causadas por bactérias do gênero Clostridium.

Os clostrídeos são bactérias anaeróbias, isto é, que se multiplicam na ausência do ar; podem desenvolver formas resistentes, os esporos, capazes de permanecer nas áreas contaminadas durante muitos anos. Estão presentes normalmente no solo e no tubo digestivo dos animais, mesmo sadios. Produzem substâncias tóxicas poderosas chamadas toxinas, responsáveis pelos sintomas e lesões observados nos animais doentes. Provocam a morte tanto de bovinos de corte quanto de leite, confinados ou mantidos no pasto, bezerros ou adultos.Também são responsáveis por surtos de mortalidade em ovinos e caprinos.

Segundo STERNE (1981), as clostridioses podem ser classificadas em 3 grupos:

  • Gangrenas gasosas.
  • Enterotoxemias.
  • Doenças neurotrópicas.

As Gangrenas gasosas mais freqüentes são:

  • Carbúnculo sintomático.
  • Edema maligno.

Nas enterotoxemias, são incluídas as doenças causadas por clostrídeos que afetam principalmente o trato intestinal e os órgãos abdominais:

  • Doença do Rim Polposo.
  • Enterotoxemia Hemorrágica.
  • Enterotoxemia dos Bovinos Adultos.
  • Hepatite Necrótica Infecciosa.
  • Hemoglobinúria Bacilar.

Nas doenças neurotrópicas, o órgão afetado primariamente é o sistema nervoso, sendo as mais freqüentes:

  • Tétano.
  • Botulismo.

A tabela a seguir reúne as principais clostridioses dos ruminantes com a indicação dos agentes responsáveis, as espécies afetadas e as vacinas MERIAL usadas na sua prevenção.

lista de doencas sintoxan

Fonte: http://www.merial.com.br