SLC Agrícola otimiza operações e amplia resultados

Com migração do sistema de gestão para a nuvem e funcionalidades da plataforma, empresa reduziu o tempo de desenvolvimento de aplicações.

A SLC Agrícola, uma das maiores produtoras de grãos, adotou o serviço de nuvem Microsoft Azure, como parte de sua estratégia de transformação digital. O objetivo é dar respostas tecnológicas mais rápidas para acompanhar a estratégia de crescimento da companhia. O projeto SAP, desenvolvido pela empresa, nasceu nesta estratégia de infraestrutura em nuvem, acompanhando a expansão dos negócios, além de reduzir o tempo de desenvolvimento de aplicações. 

O grande desafio da empresa, presente em sete Estados brasileiros, era automatizar os processos, trazendo mais agilidade e eficiência no gerenciamento das suas unidades produtivas. “Com a implantação das soluções em nuvem, centralizamos todas as informações em um só lugar, permitindo o acesso dos colaboradores em tempo real, o que facilita a comunicação entre as unidades”, explica João Aranda, gerente de Infraestrutura, Governança e Serviços de TI da SLC Agrícola.

Segundo Aranda, a companhia passou a ser cada vez mais “digital”. “Hoje, temos todo o processamento e as cargas de trabalho das nossas fazendas rodando num ambiente de infraestrutura em nuvem, o que nos permitiu fazer um provisionamento mais rápido de recursos”, complementa.

Além do sistema de gestão, a companhia também investiu em ambientes de desenvolvimento em nuvem para dar agilidade à validação de códigos de programação e automatizar o processo para colocar em uso uma aplicação já desenvolvida.

“Trazer mais eficiência na gestão de produção e de uso de recursos no setor agrícola é um dos benefícios que a adoção de nuvem proporciona ao ser adotada nas operações de companhias, como é o caso da SLC Agrícola. O poder computacional dessa tecnologia traz mais inovação e impulsiona o crescimento do setor”, diz Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups na Microsoft Brasil.

A SLC Agrícola também utilizou o Visual Studio e o Azure DevOps no projeto e conseguiu diminuir o tempo de desenvolvimento de novas aplicações. “Ganhamos muita agilidade. Com o Azure DevOps conseguimos criar a esteira automatizada que nos permite publicar aplicações escaláveis em poucos cliques”, explica Bruno Cruz, Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da companhia.

Com processos automatizados, utilizando o Power Automate e o Power Apps, a empresa ganhou mais agilidade e segurança e conseguiu construir um sistema completo e eficiente de gestão em nuvem, sem depender de servidores físicos. Esse processo foi um elemento estratégico para que a empresa alcançasse novos patamares em performance e resultados, contabilizando um aumento no tamanho do negócio e no número de colaboradores.

“Hoje, conseguimos fazer a migração de 100% dos arquivos das fazendas para o Sharepoint, onde os arquivos locais, de apontamentos de ações a serem realizadas pelos nossos colaboradores, estão rodando na nuvem, com uma performance muito boa e que pode ser escalável. Além disso, ao migrar os datacenters físicos para a nuvem, economizamos energia, contribuindo para um negócio mais sustentável”, finaliza João Aranda.

Sobre a Microsoft 

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 33 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.

Sobre a SLC Agrícola   

A SLC Agrícola, fundada em 1977 pelo Grupo SLC, é produtora de soja, algodão e milho, além de trabalhar com criação de gado, fazendo a integração lavoura-pecuária. Também é detentora da marca SLC Sementes, que produz e comercializa sementes de soja e algodão.

Foi uma das primeiras empresas do setor a ter ações negociadas em Bolsa de Valores, tornando-se uma referência no seu segmento. Com Matriz em Porto Alegre (RS), a Empresa possui 22 Unidades de Produção e mais uma fazenda arrendada, localizadas em sete estados brasileiros. A estimativa para a safra 2021/2022 é de uma área plantada de 672 mil hectares.   

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM