Sob influência do ZCAS segue alerta de chuva volumosa

Alto índice de raios, ventos fortes, muita chuva e aelrta para enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra. A mudança do ZCAS poderá ocorrer só sábado.

Na quarta-feira (16), a instabilidade se intensificou com a formação da ZCAS e o aumento das chuvas. A situação é muito perigosa para todo o Espírito Santo, Vale do Riodosí (MG) e extremo sul da Bahia.

Além do alto índice de raios e ventos fortes, também há muita chuva, com potencial para enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra. Na zona norte do Rio de Janeiro, ainda chovia forte durante a noite.

Previsão do tempo para hoje (16) com frente fria e área de baixa pressão (azul e vermelha) próximo ao Espírito Santo; Zona Tropical Convergida (CASCZ) no centro-norte do Brasil (verde), nordeste (laranja) Formação do vórtice ciclônico de alto nível (VCAN) e Zona Tropical Convergente (ZCIT) ao norte do Amapá (laranja). (Mapa abaixo)

Na quinta-feira (17), ainda chove forte no norte do Espírito Santo, sul da Bahia e Minas Gerais, que faz divisa com esses dois estados, e pode haver novo caos. Sem volume alto até sexta-feira (18).

A ZCAS poderá mudar neste sábado (19), reduzindo a intensidade do temporal para que as chuvas fiquem mais irregulares e isoladas, e o sol volta a aparecer no Espírito Santo, Minas Herias e Rio de Janeiro.

Nos estados da Bahia, sul do Piaí, Maranhão e Tocantins, o tempo poderá permanece instável segundo previsão do Clima Tempo para este sábado (19), com risco de temporais e fortes vazões.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM