“A soja é a joia do Brasil!”, essa é a definição correta para o tamanho da importância do grão; Somos responsáveis por quase 35% do mercado mundial desse grão! Sabia disso?
Nas últimas duas décadas, a área de cultivo mais que duplicou devido à alta demanda, já que pode ser consumido tanto por animais quanto por humanos. De forma resumida, para mostrar que a soja tem se tornado o ouro da economia brasileira, o mercado exportou cerca de U$S 38,628 bilhões no ano de 2021. “A soja é a joia do Brasil!”, essa é a definição correta para o tamanho da importância do grão; Somos responsáveis por mais de 30% do mercado mundial desse grão! Sabia disso?
Principal produto cultivado no país, a próxima Safra de Soja segue com expectativa de produção para a oleaginosa em 152,7 milhões de toneladas, 22,2% superior à da safra 2021/22. O desenvolvimento das lavouras é considerado satisfatório em grande parte das regiões, com precipitações ocorrendo em bom volume e periodicidade.
No Brasil, a grande expansão teve início a partir da década de 1970, e o tipo do grão muito plantado é o de formato arredondado e cor amarela, mas existem outras espécies como a soja preta. Contém de 18% a 20% de óleo e o farelo representa 79% com teor de proteína de 45%.
A produção da soja duplicou nos últimos 20 anos, como pode ser visto no vídeo abaixo. Se comparado aos números mundiais em relação a alguns países produtores de soja, a produção brasileira está maior que os 18,4 milhões de toneladas da chinesa, 51 milhões de toneladas produzidas na Argentina e ainda maior que os 112.549 milhões de toneladas produzidas pelos EUA.
Segundo os dados divulgados no Porta da Embrapa Soja, são estimados uma produção mundial de soja de 355,588 milhões de toneladas – dados do USDA/PSD (11/2022), sendo que o Brasil respondeu por cerca de 123.829,5 milhões de toneladas – dados da CONAB em Maio de 2022. Sendo assim, a safra brasileira responde por quase 35% de toda a soja produzida no mundo!
Apesar da produção total parecer um tanto quanto grande – 124.047,8 milhões de toneladas, segundo a CONAB -, cabe destacar que o Brasil é um forte exportador de soja com 89,5 milhões de toneladas, sendo a China um dos principais importadores.
- Gigante chilena fará maior investimento da história no Brasil
- Capital paulista recebe Nacional do Cavalo Mangalarga
- Farm To Table: A Conexão entre Moda, Queijos Artesanais e o Retorno ao Simples
- Roberto Perosa deixa secretaria de Relações Internacionais; Luis Rua é indicado para assumir
- Grupo Grão de Ouro investe R$ 20 milhões e inaugura nova empresa
Um importante papel no progresso da soja no Brasil deve ser creditado, também e obviamente aos diversos programas de melhoramento genético.
Segundo os dados da USDA, a maior parte da soja produzida pelo Brasil é destinada à exportação, sendo responsável por grande parte da arrecadação do agronegócio brasileiro. Essa liderança se deve a sua versatilidade, estando culturalmente ligada as cadeias do agronegócio e por alavancar o PIB do país.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.