Soja: produção na América do Sul deve crescer 6% em 20/21

Soja: produção na América do Sul deve crescer 6% em 20/21

PARTILHAR
plantio da soja matopiba
Foto: Aprosem

De acordo com a consultoria, os preços elevados da oleaginosa devem levar a aumentos de área no Brasil, na Bolívia e no Paraguai. Confira!

A safra de soja 2020/2021 da América do Sul, que começará a ser plantada nas próximas semanas, deve atingir um recorde de 203,19 milhões de toneladas, segundo a consultoria Datagro. O resultado representaria aumento de 6% ante a temporada 2019/20, estimada pela consultoria em 190,90 milhões de toneladas.

A área colhida deve alcançar 61,26 milhões de hectares, 2% acima da última temporada, enquanto a produtividade média deve ficar em 3.317 quilos por hectare, ante 3.185 kg/ha na safra 2019/20.

O coordenador da Datagro Grãos, Flávio França Júnior, disse, em nota, que os preços remuneradores da soja devem levar a incrementos de área no Brasil, na Bolívia e no Paraguai. Já Argentina e Uruguai tendem a repetir a área plantada.

No Brasil, maior produtor de soja da América do Sul, a área plantada e colhida em 2020/21 deve crescer 3%, para 37,99 milhões de hectares. Caso a intenção de plantio seja confirmada, seria o 14º ano consecutivo de elevação. A produção é estimada em 131,69 milhões de toneladas, patamar recorde e incremento de 5% ante o resultado anterior (125,95 milhões de toneladas).

“Os fatores predominantes de estímulo para os produtores continuarem o avanço da cultura no país são: lucratividade bruta positiva obtida pelo décimo quarto ano seguido e expectativa de lucratividade também positiva para 2021”, disse França Júnior, na nota.

Na Argentina, segundo maior produtor de soja da região, a colheita deve chegar a 55 milhões de toneladas, ante 49,80 milhões de toneladas no ciclo anterior. A área plantada deve ficar estável em 17,50 milhões de hectares, e a consultoria estima área colhida de 17,20 milhões de hectares, “com reflexos do pessimismo dos produtores ante as políticas estabelecidas pelo novo governo, especialmente tributação e contingenciamento das exportações”.

Fonte: Estadão Conteúdo

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.