Sorocaba investe e fatura fortuna com cavalos Quarto de Milha; Vídeo

“Há sete veterinários que se revezam para cuidar dos animais 24 horas por dia. Temos cerca de 800 éguas receptoras que recebem embriões de éguas premiadas,” revelou Sorocaba, sobre sua criação com cavalos Quarto de Milha

O mundo dos cavalos Quarto de Milha tem atraído crescente atenção, especialmente no Brasil, onde a paixão por essa raça se traduz em negócios de sucesso. A raça é reconhecida por possuir o maior rebanho registrado de equinos. Recentemente, o cantor sertanejo Sorocaba, conhecido por sua parceria com Fernando, revelou detalhes de sua relação com os equinos em uma entrevista ao Podcast de André Piunti. Sua dedicação à criação de cavalos, particularmente da raça Quarto de Milha, não é apenas um hobby, mas um empreendimento que gerou significativas oportunidades comerciais.

De acordo com o Relatório de Atividades dos Serviços de Registo Genealógico 2022, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o rebanho de Quarto de Milha no Brasil é o maior do país, com 648.452 cavalos registrados. Dentro desse mercado, Sorocaba investe e fatura fortuna com cavalos Quarto de Milha.

O Legado do Haras Rancho das Américas

O Haras Rancho das Américas, localizado em Porto Feliz, interior de São Paulo, fundado pelo avô de Sorocaba, Sr. Nelson Fakri, se destaca como uma das maiores centrais de reprodução equina do Brasil. A propriedade de Sorocaba, o haras é hoje o maior rancho de Quarto de Milha do Brasil e chama atenção por sua grandiosidade e luxo.

Haras Rancho das Américas abriga cavalos e éguas conhecidos por sua velocidade impressionante para trabalhos e esportes.

A entrevista foi concedida recentemente ao Podcast do jornalista André Piunti, e ele pergunta sobre o Rancho das Américas, um dos maiores complexos de reprodução equina do Brasil, e o cantor é enfático em dizer que a propriedade é da família, é que hoje é uma central de genética que abriga todas as raças equinas, não só o Quarto de Milha.

“O rancho é especialista em reprodução de equinos, independente da raça, mas o forte é o Quarto de Milha,” explica Sorocaba. Embora o rancho abrace diversas raças, incluindo Árabes, Mangalarga e Lusitanos, é a criação de Quarto de Milha que se destaca, consolidando o local como um dos principais centros de genética equina no país.

Sorocoba criação de Quarto de Milha: O Valor dos Cavalos e a Importação do Chico Whiz

Durante a entrevista, Sorocaba discutiu o alto valor de mercado dos cavalos e como isso reflete a qualidade e o sucesso nas competições. “Criar um cavalo de qualidade não é fácil. Há custos com nutrição, treinos, competições, e o valor do cavalo aumenta com as premiações que ele conquista,” destacou.

Um exemplo notável é o garanhão Chico Whiz, importado recentemente dos EUA. Com um pedigree impressionante, Chico Whiz foi adquirido com a ajuda de Carlos Deleu, conhecido por seu envolvimento pioneiro na indústria de cavalos no Brasil.

Chico Whiz, um garanhão palomino de nove anos, chegou ao Brasil em julho de 2024 e foi recebido no Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas. Ele é filho de Smart Chic Olena, um dos garanhões mais importantes da raça, e de Whizicle, uma égua com uma carreira impressionante em competições. “Chico Whiz promete fazer história no Brasil e contribuir para o aprimoramento dos cruzamentos e genéticas brasileiras,” afirma Deleu.

Acompanhe o vídeo da chegada e as primeiras impressões do animal em solo brasileiro registrada pelo cantor:

O animal ficará estabulado na Central Rancho das Américas, em Porto Feliz, interior de São Paulo. A central fica no Haras Rancho das Américas, de propriedade do cantor. Fundado pelo avô de Sorocaba, o haras é hoje o maior rancho de Quarto de Milha do Brasil e chama atenção por sua grandiosidade e luxo. A fazenda abriga cavalos e éguas conhecidos por sua velocidade impressionante para trabalhos e esportes.

Além de se destacar no país, o local também é destaque internacional, sendo um dos maiores bancos genéticos da raça, uma das mais renomadas e versáteis do mundo, que possuem preço de aquisição em torno de R$ 3 mil a R$ 20 mil. Ao longo dos anos, o Rancho aprimorou técnicas utilizadas na reprodução, o que culminou na ida da equipe de veterinários aos EUA. Com o intercambio de informações técnicas o Rancho trouxe ao Brasil procedimentos inovadores que passou a disponibilizar na prestação de serviços.

Sorocoba criação de Quarto de Milha

A Estrutura de Reprodução e os Desafios do Negócio

O Haras Rancho das Américas é conhecido por sua estrutura de ponta, essencial para a manutenção e reprodução de cavalos de alto valor. O cantor discorre sobre os custos de se manter um animal em uma central de genética e destaca toda a estrutura do Rancho das Américas para abrigar os maiores cavalos do país. “Há sete veterinários que revesam no atendimento 24h dos animais estabulados na central. São cerca de 800 éguas receptoras, pelo menos essa é quantidade de fêmeas da última vez que eu fui lá, que recebem os embriões de éguas premiadas para gerar outros potros” – revela o cantor.

“Há sete veterinários que se revezam para cuidar dos animais 24 horas por dia. Temos cerca de 800 éguas receptoras que recebem embriões de éguas premiadas,” revelou Sorocaba.

Sorocaba também revela que há animais de vários de criadores e cantores brasileiros hospedados no Rancho Central das Américas. “Eu sei que o Wesley Safadão, Mano Walter e Xand Avião tem cavalos hospedados por lá” – confirmou o cantor.

Confira o trecho completo da entrevista:

Conclusão

A paixão de Sorocaba pelos cavalos Quarto de Milha transcendeu a simples admiração, tornando-se um negócio lucrativo que reflete a importância e a sofisticação do setor equino no Brasil. O Haras Rancho das Américas, com sua tradição familiar e inovação constante, continua a ser um pilar fundamental na criação e reprodução de cavalos de alta qualidade. A importação de Chico Whiz é um exemplo claro de como a raça Quarto de Milha mantém sua relevância e prestígio no cenário global.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM