Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Sucesso nas exportações, tilápia brasileira deve ser exportada para Cuba

A Associação Brasileira de Piscicultura recebeu a comissão técnica do Governo de Cuba para inspeção de plantas de piscicultura; Tilápia é o peixe de cultivo mais exportado do país

A Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR) recebeu na última semana a comissão de técnicos do Governo de Cuba com o intuito de verificar a equivalência do Sistema de Inspeção Sanitária Brasileira para a importação de peixes brasileiros de cultivo. O grupo técnico visitou as plantas de processamento de tilápia da C.Vale – Cooperativa Agroindustrial (PR) e a Mar & Terra Indústria e Comércio de Pescados (MS).

PEIXEBR-Peixe-BR-recebe-comissao-tecnica-do-Governo-de-Cuba-para-inspecao-de-plantas-de-piscicultura-Foto-C.Vale
Foto: C.Vale

Após a visita da comissão, a autoridade cubana irá emitir um parecer final com as considerações feitas nas visitas e as decisões relativas às adequações do sistema necessárias para dar continuidade ao negócio. Essa autorização abre portas para que outras plantas de piscicultura sejam também habilitadas para exportação.

Segundo Fernando Aguiar, gerente comercial da C.Vale, a visita foi de extrema importância para fomentar a atividade e valorizar o produto brasileiro, que é produzido sob rígidos padrões ambientais, de qualidade e sanidade. “Conhecemos uma delegação comprometida que busca critérios bem rigorosos para a importação. Para nós, o mercado de Cuba é muito importante, afinal estamos falando de um país com mais de 11 milhões de habitantes que tem interesse em importar uma proteína brasileira de alto valor nutricional. Estamos prontos para atendê-los e seguir suas diretrizes nesse processo”, afirmou.

Peixe-BR-recebe-comissao-tecnica-do-Governo-de-Cuba-para-inspecao-de-plantas-de-piscicultura-Foto-Mar-e-Terra
Mar & Terra

“A visita foi uma importante oportunidade de mostrar o potencial da piscicultura brasileira e da indústria da tilápia sul-mato-grossense. Foi uma grande troca de experiências e conhecimentos e, com certeza, esperamos a prospecção de negócios com Cuba”, afirmou Gustavo Pchirmer, gerente geral da Mar & Terra.

Hoje a tilápia é a mais importante commodity de peixe de cultivo do Brasil e do mundo. Só em 2022, as exportações brasileiras da proteína foram destinadas a mais de 42 países – as missões técnicas contribuem para dar credibilidade à cadeia produtiva brasileira.

“É importante para nós receber missões técnicas, pois assim podem conhecer de perto a realidade da atividade que está em pleno desenvolvimento no Brasil. A Peixe BR trabalha para o fomento e a valorização da piscicultura e, um dos pilares é a aproximação com países que têm demanda pelo nosso produto, buscando oportunidades para a geração de negócios”, complementa Francisco Medeiros, presidente-executivo da Peixe BR.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM