Tecnologia auxilia no combate a ervas daninhas nas pastagens

Tecnologia auxilia no combate a ervas daninhas nas pastagens

PARTILHAR
Produto da Rotam do Brasil auxilia na manutenção do pasto
Produto auxilia na manutenção do pasto / Foto: Divulgação

Herbicida Metsuram 600 WG possui alto rendimento operacional e excelente relação custo x benefício garantindo ganho de produtividade

As plantas daninhas são motivo de insônia de muitos pecuaristas, pois são elas as principais concorrentes da produtividade das pastagens, consumindo nutrientes do solo e espaço. Além disso, as invasoras ainda podem causar indiretamente outros problemas graves. Algumas espécies são tóxicas e, se ingeridas, podem até levar a morte dos animais. Outras possuem espinhos e podem ferir o rebanho, abrindo espaço para moscas, carrapatos e bernes.

Entre os métodos de controle que existem hoje no mercado, estão o mecânico, por meio da roçada com foice manual ou roçadeira a trator e o químico, com produtos seletivos de ação sistêmica que atuam apenas na planta invasora.

A ação mecânica possui baixa eficácia, pois o corte da parte superior não elimina a reserva fisiológica da planta, que é a raiz, estimulando assim o rápido rebrote. Já a aplicação química possui alta eficácia, pois causa a parada total de crescimento vegetativo da planta invasora e a sua morte, favorecendo assim o desenvolvimento vegetativo da pastagem.

Para auxiliar os produtores no combate dessas invasoras, a Rotam do Brasil, disponibiliza o herbicida Metsuram 600 WG. “O controle por meio químico possui comprovadamente alto rendimento operacional, menor uso de mão de obra, quando comparado com o mecânico, e o custo x benefício é altamente favorável, pois é feito apenas uma vez. Além disso, o Metsuram 600 WG oferece maior praticidade, principalmente em áreas extensas”, diz Vitor Raposo, gerente de marketing Rotam do Brasil.

Leia também

O grande diferencial desta tecnologia é sua alta eficiência no controle de uma planta daninha com o nome comum de “Botão do Enio”. “Esta planta é muito comum na região amazônica (Pará, Norte do Tocantins e Norte de Mato Grosso), são as maiores regiões de uso também do produto, principalmente em propriedades muito extensas. A molécula Metsulfuron Metilico é a melhor no controle desta planta”, diz Raposo.

Ganho produtivo

O Metsuram 600 WG é um herbicida seletivo de ação sistêmica do grupo das sulfoniluréias indicado para controle de plantas daninhas em pós emergência. Para alta infestação, aplicar em área total, e para infestação desuniforme (em reboleiras ou manchas) aplicar em jato dirigido sobre as plantas. Utilizando sempre de uso do EPI, seguir as informações de rótulo e bula e as orientações de um engenheiro agrônomo. “O controle com o Metsuram 600 WG elimina totalmente a planta invasora, podendo assim a pastagem expressar o potencial vegetativo e propiciar aumento de produção de carne e leite por área”, diz gerente de marketing Rotam do Brasil.

Estudos da DETEC assessoria e consultoria agronômica comprovam que a eliminação das plantas invasoras de pastagens, pode representar um incremento de até 90% na lotação animal, e consequentemente no ganho de peso por área. No caso da produção de leite, o aumento de pastagem e maior lotação animal propiciam um número maior de vacas por área e uma elevação de até 58% na produção de leite no mesmo espaço. A recomendação para utilização dos herbicidas em pastagens é durante o momento da implantação ou reforma do pasto, uma vez que, normalmente, o banco de sementes das plantas invasoras no solo é grande e ocorrerá à germinação desta sementeira ou o rebrote das plantas junto com o novo pasto. Sempre seguir as orientações de técnicos e agrônomos.

Rotam CropScience

Empresa global de agroquímicos, fundada em 1950, com foco em proteção de cultivos, com atuação direta em mais de 75 países. Com operações de fabricação na China, a empresa fornece produtos de qualidade e suporte técnico profissional que vão desde proteção de cultivos, nutrição de plantas e sementes. A filial no Brasil fica em Campinas/SP e a estação experimental em Arthur Nogueira/SP.

Tecnologia aumenta produção do capim-braquiária em 25%

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.