Ela assinalou também a “urgente necessidade” de realizar titulações de terras, pois o cenário atual implica insegurança jurídica.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, empossou nesta quarta-feira, 2, em Brasília, os secretários da pasta e destacou que “um só ministério olhará com igual destaque para todos os produtores” e que a agricultura familiar, agora sob seu guarda-chuva, terá “integral apoio” das áreas de inovação, pesquisa, assistência técnica e extensão. Tereza Cristina assinalou também a “urgente necessidade” de realizar titulações de terras, pois o cenário atual implica insegurança jurídica e impede o acesso aos recursos de crédito. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura, em nota.
A ministra observou, também, que o setor agropecuário “apoiou em peso” a candidatura do presidente Jair Bolsonaro e que “é natural” haver grande expectativa de importantes avanços na área.Argumentou ainda serem “relevantes as questões relacionadas ao clima, à sustentabilidade e à biodiversidade”. Ressaltou que são 466 milhões de hectares registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR), “uma base espetacular que permite o monitoramento e o eventual combate ao desmatamento em 5,4 milhões de propriedades rurais”.
- Vale a pena misturar milho moído na silagem? Confira as melhores dicas
- Haddad confirma que pretende deixar governo em fevereiro
- Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
- Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
- Santa Catarina proíbe importação de tilápia do Vietnã por risco sanitário
Sobre a disputa no mercado internacional, afirmou que “o agronegócio brasileiro estará a postos para negociar com o mundo nas áreas da propriedade intelectual, das indicações geográficas, dos recursos genéticos, da rotulagem, do bem-estar animal, da produção orgânica e das questões trabalhistas e sociais”.
Os secretários empossados hoje foram: Eduardo Sampaio Marques, na Secretaria de Política Agrícola; José Guilherme Tollstadius Leal, na Defesa Sanitária; Jorge Seif Júnior, na Aquicultura e Pesca; Fernando Henrique Kohlmann, na Agricultura Familiar e Cooperativismo; Orlando Leite Ribeiro, na Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Agronegócio; e Nabhan Garcia, na Secretaria Especial de Assuntos Fundiários. Já o secretário executivo, Marcos Montes, assinou o termo de posse mas vai assumir o cargo efetivamente quando encerrar seu mandato na Câmara Federal, em 1º de fevereiro. A nova Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação ainda não tem titular nomeado.
Fonte: Estadão Conteúdo