Tereza Cristina se reúne com jovens ligados à agropecuária

Tereza Cristina se reúne com jovens ligados à agropecuária

PARTILHAR
Ministra ouviu de jovens da área rural sugestões para facilitar a formação acadêmica
Ministra ouviu de jovens da área rural sugestões para facilitar a formação acadêmica Foto: Noaldo Santos/Mapa

Em evento na Embrapa Gado Corte, organizado pela CNA, ministra ouve de estudante que determinadas disciplinas de curso poderiam ser ministradas à distância para facilitar a vida de quem mora no campo.

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) visitou nesta sexta-feira (22), em Campo Grande (MS), a feira tecnológica Dinâmica Agropecuária – Soluções para o agro sustentável (Dinapec), onde se encontrou com um grupo de rapazes e moças que participam do 15º Encontro de Jovens da Agropecuária, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) Jovem).

A ministra respondeu a perguntas dos jovens e ouviu sugestões como a da estudante de medicina veterinária Sara Vilela, que disse achar que algumas disciplinas do curso poderiam ser ministradas à distância, pela internet, para facilitar a vida dos alunos que moram e trabalham no campo.

“Sempre me motiva muito quando vejo jovens interessados no agronegócio. Sua missão é muito importante, e sua responsabilidade é muito grande. Vocês são fundamentais para renovar e modernizar a atividade”, disse a ministra, em palestra aos jovens.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o percentual de jovens que vivem no campo se manteve relativamente estável de 2001 a 2015. Segundo o IBGE, o meio rural tinha, em 2015, cerca de 7,1 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, o que correspondia a 14,7% da população total de jovens do país. Um novo movimento é percebido no mercado de agronegócio e tem atenuado o desafio de manter o jovem na área rural em determinadas regiões do país. Da cidade para o campo, eles buscam oportunidades com a introdução das novas tecnologias no processo de produção agropecuária.

A Dinapec, organizada pela Embrapa Gado de Corte e pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul), é realizada anualmente em Campo Grande e recebe centenas de produtores, técnicos, pesquisadores e estudantes, que participam de roteiros, oficinas tecnológicas e painéis de debates.

Tereza Cristina percorreu os estandes de produtores ligados à Famasul e de representantes da agricultura familiar. Da Embrapa Gado de Corte, a ministra recebeu de presente uma régua de manejo de pastagem, dispositivo móvel que permite manejar o gado no pasto, de maneira que os animais entrem e saiam na hora certa, e assim se evite a degradação da pastagem.

Fonte: Mapa

Jovens se qualificam para atuar em novos ramos da agropecuária


Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.