Top 10 fazendas de leite que você precisa conhecer; Vídeo

PARTILHAR
Foto Divulgação

Além de serem as maiores fazendas de leite do mundo em produtividade e tecnologia, elas foram listadas como as fazendas que valem a pena uma visita!

A pecuária leiteira tem crescido a passos largos, com uma demanda pelos produtos lácteos também em crescimento, principalmente após o início da pandemia do COVID-19. Diante disso, o uso de tecnologias para aumentar a produtividade e a busca pelo crescimento entre as empresas do setor é algo que chama atenção. Além de serem as maiores fazendas de leite do mundo em produtividade e tecnologia, elas foram listadas como as fazendas que valem a pena uma visita!

Dairy Global, site voltado para a promoção da bovinocultura leiteira mundial, apontou 10 fazendas em todo o planeta que vale a pena conhecer, estando entre elas uma das maiores empresas do Brasil, a Fazenda Santa Rita, da Agrindus. Top 10 fazendas de leite que você precisa conhecer; Vídeo!

Confira abaixo a lista completa dessas dez propriedades, vídeos, fotos e informações importantes sobre cada uma delas. Você é apaixonado pela pecuária leiteira e deseja visitar as maiores e melhores fazendas do setor pelo mundo? Venha com a gente conhecer mais sobre esse mundo leiteiro:

1. Austrália: Com o objetivo de criar a vaca perfeita

O produtor de leite de Queensland, Paul Roderick , está em uma missão para ajustar sua criação para produzir a vaca leiteira perfeita que combina com sua fazenda. Essa é uma das metas futuras de Paul, que diz que já atingiu o número máximo de vacas que sua fazenda pode carregar.

A silagem é feita para alimentar as vacas durante os meses de inverno. Foto: Chris McCullough

2. Israel: Mesmo o Covid-19 não impedirá os planos desta fazenda leiteira

Classificados como trabalhadores essenciais, os funcionários de uma das principais fazendas leiteiras de Israel garantiram que as vacas fossem ordenhadas diariamente, embora alguns dos funcionários tenham testado positivo para Covid-19 e tenham que se isolar. Localizada no norte de Israel, a fazenda leiteira Ramot Menashe abriga cerca de 1.000 animais, incluindo um rebanho de 500 vacas, 450 novilhas e 50 bezerros.

Uma Ração Total Misturada é fornecida às vacas 3 vezes por dia. Foto: Chris McCullough

3. Brasil: onde o leite A2 é um grande negócio

A Fazenda Santa Rita tem foco na produção de leite e na adoção de tecnologias para agregar valor e ser sustentável. Fundada em 1945 na cidade de Descalvado, Brasil, a fazenda também é reconhecida internacionalmente por seu leite A2. Atualmente, a Fazenda Santa Rita possui 4.800 vacas (todas Holandesas, 2.000 em lactação) produzindo 24.000 toneladas de leite por ano, o que é 10 vezes maior do que há 40 anos.

As vacas vivem sob um sistema de alojamento ao ar livre que lhes permite escolher estar no solário (geralmente em dias frios e ensolarados) ou dentro dos estábulos (geralmente em dias chuvosos). Foto: Philipe Di Carlo

4. Canadá: Saindo do sistema de gestão de suprimentos

O processamento de leite na fazenda não é tão comum no Canadá, onde os produtores de leite confiaram no sistema confiável de gerenciamento de suprimentos para comercializar seu leite. No entanto, esse sistema tem sido fortemente testado nos últimos anos. A equipe de irmão e irmã de Tom e Suzanne Pettit possui e administra a Mistyglen Holsteins com sede no sudoeste de Ontário, Canadá, perto da cidade de Londres.

Esta é uma fazenda de gado leiteiro bastante típica da região, mas com grandes ambições. Foto: Chris McCullough

5. China: Indo maior! A pecuária leiteira em grande escala é uma tendência

A indústria de laticínios da China se transformou nas últimas 2 décadas e hoje a principal tendência é a agricultura em grande escala. Em 2019, a produção anual de leite na China foi de 32 bilhões de kg e, de acordo com a China Dairy Industry Statistics 2020, as 25 maiores empresas agrícolas de leite entregaram 9,4 bilhões de kg da produção do país, contribuindo com 29%. Essas empresas agrícolas tinham 1,7 milhão de gado leiteiro, ou em média quase 68.000 animais cada.

Para atender a essa demanda, as grandes empresas precisarão desenvolver mais fontes de leite cru perto dos centros populacionais mais ricos, dizem os analistas. Entre as empresas que traçam grandes planos estão a Modern Dairy, que quer dobrar seu rebanho nos próximos cinco anos para 500.000, comprando empresas agrícolas menores e construindo novas fazendas.

O Terminal é onde existem 4 rotativas exatamente iguais, cada uma com 80 lugares. Foto: Snorri Sigurdsson

Parece uma cidade, a maior fazenda de leite do mundo é também a maior em termos de área, são cerca de 22.500.000 acres. Veja o Vídeo!

6. Itália: Gerenciando uma fazenda de gado leiteiro e negócios em harmonia

As explorações leiteiras em toda a Europa e além são tradicionalmente transmitidas através de gerações e raramente mudam de direção em termos de setor. À medida que as famílias crescem em tamanho, às vezes outras empresas são adicionadas ao negócio agrícola principal para aumentar a renda e criar mais empregos familiares. Essa forte tradição leiteira é muito relevante na família Caligari na Itália . Eles dirigem a empresa Crocetta.

Angelo Caligari no trabalho nos campos preparando-se para cultivar grama nova para as vacas. Fotos: Chris McCullough

7. Índia: alta produção de leite com terapia Ayurveda na fazenda

Esta é a fazenda leiteira mais avançada da Índia! Isso é afirmado pela marca de laticínios Pride of Cows, que é inteiramente fornecida pela fazenda leiteira Bhagyalakshmi, localizada na exuberante vegetação de Manchar, perto de Pune, no estado indiano de Maharashtra. Sua realização de 50 litros de leite por vaca por dia é surpreendente, mas não tão surpreendente considerando que as vacas são tratadas com práticas de bem-estar inabaláveis.

Uma sala rotativa GEA de 50 pontos está em operação, onde 50 vacas podem ser ordenhadas em 7 minutos. Foto: Parag Milk Foods Ltda

8. Fazenda Argentina investe pesado em pessoal

Com demasiada frequência, os produtores de leite submergem em dívidas, tendo investido em todos os aparelhos e gadgets mais recentes, cegos pelas promessas de marketing de maiores retornos e curtos prazos de retorno. Manter o negócio de ordenhar vacas relativamente simples e investir em pessoal em vez de muito maquinário é o ethos da fazenda Maria Teresa Sur Tambo 1 na Argentina.

Edifícios e quintais são mantidos simples nesta fazenda. – Fotos: Chris McCullough

9. África do Sul: a primeira fazenda leiteira de emissões líquidas de carbono zero da Nestlé

A fazenda de laticínios Skimmelkrans em George, na província de Western Cape, na África do Sul, é a primeira fazenda leiteira da Nestlé destinada a atingir emissões líquidas de carbono zero em 2023. A fazenda se destacou por meio de um trabalho prudente do solo, conservação da água, gerenciamento de ração e processamento de esterco. Os 4 pilares da agricultura regenerativa, ou seja, solo, água, biodiversidade e pecuária, são integrais.

A fazenda de laticínios Skimmelkrans na África do Sul deve atingir zero emissões líquidas de carbono em 2023. Foto: Lizl Kuyler

10. França: Visando 1,1 milhão de litros de leite

A fazenda de laticínios orgânicos Gaec Sureau Clerget , localizada em Courcelles Frémoy, Borgonha, França, pretende produzir 1,1 milhão de litros de leite com seu rebanho Brown Swiss. Linda Sureau e seu companheiro, Mickaël Clerget, administram a fazenda de laticínios orgânicos. Duas datas são importantes na história da fazenda: a aquisição da fazenda da família por Linda em 2010 e a chegada de Mickaël 2 anos depois com suas 70 vacas pardas suíças vindas de sua fazenda nas proximidades de Châtillon-sur-Seine, no norte de Côte d’Or.

Visão geral externa da fazenda de gado leiteiro Gaec Sureau Clerget localizada em Courcelles Frémoy, Borgonha, França. Foto: Philippe Caldier

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com