Touro holandês tem mil filhas registradas como excelente

Touro holandês tem mil filhas registradas como excelente

PARTILHAR
Picston-SHOTTLE
Foto: ABS Pecplan

Touro Holandês da bateria de leite da ABS Pecplan e um dos mais influentes da história da raça tem 1000 filhas registradas como excelente

Picston Shottle, um dos touros da raça Holandesa mais utilizado em todos os tempos e em vários países, deixou um legado de belas e fortes filhas em produção. No Canadá, a vaca Baertsch Shottle Barbara, da Fazenda Ferme Baertsch em Quebec, foi recentemente registrada como Excelente. Barbara é a milésima filha de Shottle e tem 7 anos de idade. O Canadá possui um total de 12.960 filhas do Shottle classificadas, sendo 1.007 Excelentes (EX) e 4.664 Muito Boas (MB).

Filho da vaca Condon Aero Sharon EX-91 e do touro Carole Prelude Mtoto, SHOTTLE nasceu na Spot Acre Grange, próxima de Stafford, Inglaterra, que é a casa das famílias Pickford e Picston Holstein.

Dtr-Bassingthorpe-Shot-Daisy-8-EX-94-Daisy-Syndicate-Germany
Progênie do touro holândes Picston SHOTTLE / Foto: ABS Pecplan

Por sete sumários de touros consecutivos – Janeiro de 2008 a Janeiro de 2010 – SHOTTLE se manteve na lista Top 100 TPI e permaneceu entre os 15 touros Top nos cinco sumários seguintes. Em dezembro de 2011, SHOTTLE se tornou o 11º touro da ABS a conquistar o status ‘milionário’, com um milhão de doses de sêmen vendidas. Quando fez 12 anos, ele continuava com a mesma performance de touros com metade da sua idade , permanecendo entre os Top 25 touros da lista Top 100 TPI. Mesmo aos 15 anos, ainda se mantinha como um tremendo melhorador para características de saúde e tinha mais de 1.20 para PTAT. Ele continua a impactar a lista americana Holstein TOP 100 TPI, com dois filhos e 28 netos maternos ranqueados.

Dtr-Reagancrest-Belara-ET-EX-94-2nd-Lactation-Regancrest-Farm-Waukon-IA-
Progênie do touro holândes Picston SHOTTLE / Foto: ABS Pecplan

Já falecido, SHOTTLE, é considerado o touro milionário da ABS

A ABS Global, líder mundial em genética bovina, serviços de reprodução e tecnologias de inseminação artificial, anunciou em março de 2015 a morte do touro que é um dos mais importantes reprodutores da história da pecuária leiteira. Mundialmente famoso, o touro 29HO12209 Picston SHOTTLE morreu depois de uma carreira milionária de mais de 1,17 milhão de doses produzidas. “A morte de SHOTTLE significa que perdemos um dos mais influentes animais de nossa indústria. Ele teve um grande impacto nas fazendas de leite ao redor do mundo nos últimos 15 anos e foi um dos touros que mais conquistou a satisfação dos clientes em todos os tempos”,  lamentou Saskia Korink, ABS Global COO (Chief Operating Office).

Via ABS Pecplan

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com