Touros Brahman e Red Brahman são destaque no PNAT 2021

PARTILHAR
Fazenda Terra Verde - Nelore e Brahman vermelho PO
Foto: Fazenda Terra Verde

A raça Brahman, que apresenta os dois tipos de pelagem (branca e vermelha), teve a participação de 10 touros na competição da ABCZ e dois deles chegaram à final

Dois touros Brahman, um da variedade vermelha e outro branco, chegaram à final do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), confirmando o potencial genético da raça na produção de reprodutores melhoradores. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira, 19 de agosto, pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Um dos touros classificados, MR TERRA VERDE 1575, pertence a um criatório estreante no PNAT, a Fazenda Terra Verde, de Marília/SP, de propriedade do criador Clodoaldo Sergio Bendilatti. Ele é um Brahman vermelho que se destacou em relação à avaliação genética, fenótipos, ganho de peso, conversão alimentar e desempenho nas características de maior impacto econômico, referentes à qualidade de carcaça. “Estreamos no PNAT com sucesso e estamos muito felizes de ver que nosso trabalho de seleção do Brahman está em sintonia com que o mercado busca”, destaca o médico-veterinário Guilherme Bendilatti, que junto com o pai, Clodoaldo, comanda a Terra Verde.

Touro Brahman vermelho MR TERRA VERDE 1575 finalista do Pnat 2021
Touro Brahman vermelho MR TERRA VERDE 1575 / Foto: Divulgação

O criatório seleciona o Brahman vermelho há 16 anos e tem visto a demanda pelos touros dessa variedade da raça crescer significativamente nos últimos anos. “É um animal que alia as características de qualidade de carcaça com uma excelente habilidade materna, permitindo resultados excelentes no cruzamento com Nelore”, informa.

Touro Brahman branco MR BR 77 1763 finalista do PNAT 2021
Touro Brahman branco MR BR 77 1763 / Foto: Divulgação

O outro touro Brahman classificado no PNAT 2021, MR BR 77 1763, pertence a um criatório já consagrado no programa da ABCZ. Ele pertence à Fazenda Braúnas, em Funilândia/MG, de propriedade do criador Adalberto Cardoso. Ele é um touro Brahman, de pelagem branca, filho de touro finalista de outra edição do PNAT. “Avaliar touros jovens e selecionar os mais proeminentes é o caminho certeiro para continuar o desenvolvimento da pecuária brasileira. O fato do touro Mr BR 77 1763 ser filho de um reprodutor PNAT mostra consistência na linhagem e muito nos alegra. Assim como pai, temos certeza de que ele contribuirá com muitos rebanhos no Brasil e no mundo”, diz Adalberto Cardoso.

Segundo ele, desde o início do criatório Brahman Braúnas, houve uma busca por programas e provas que, além de auxiliar na seleção, validassem a qualidade da genética produzida pela propriedade. “O PNAT é uma dessas ferramentas. É, sem dúvida, uma das mais importantes”, assegura.

O gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga, destaca que os dois touros Brahman apresentaram os melhores resultados de ultrassonografia de carcaça (área de olho de lombo e acabamento), boa conversão alimentar, avaliação de tipo muito boa, com um fenótipo que agrada dentro da raça. “É tudo que a gente quer dentro de uma raça. Os touros Brahman que participam do PMGZ, com boa avaliação, e bom resultado no Teste de Desempenho Alimentar são ferramentas essenciais para a pecuária de corte do Brasil e do mundo”, garante Fraga. “O PNAT é um programa de talentos onde os animais superiores se destacam dentro dos diversos desafios propostos ao longo da prova”, finaliza o gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.