Tuberculose em bovinos: sintomas e prevenção

Tuberculose em bovinos: sintomas e prevenção

PARTILHAR

A tuberculose é uma doença causada pela bactéria do gênero Mycobacterium que afeta suínos, ovinos, aves, bubalinos, humanos, e principalmente bovinos.

*Artigo publicado originalmente no blog da FUNDAÇÃO ROGE

Assim como outras doenças bovinas, a tuberculose é uma das grandes ameaças para o rebanho e para o homem, mas que pode ser evitada através de procedimentos de prevenção. É uma doença causada pela bactéria do gênero Mycobacterium que afeta suínos, ovinos, aves, bubalinos, humanos, e principalmente bovinos. A doença em bovinos pode causar uma série de prejuízos ao pecuarista inclusive a queda na produção de leite, além de ser uma das principais zoonoses que impacta na saúde pública.

Transmissão

A principal forma de transmissão é por via respiratória, através do ar. Mas também a transmissão ocorre no contato direto com secreções nasais e a ingestão de leite cru de animais infectados. Quanto maior a quantidade de animais infectados, maior é o número de bactérias presentes no ambiente.

Sintomas

Inicialmente, os animais não apresentam sintomas, mas isso não inibe a ação das bactérias que podem ser transmitidas no ambiente e no leite. Já no estágio avançado, ocorre nos animais:

  • Emagrecimento progressivo;
  • Falta de ar;
  • Tosse;
  • Mamite;
  • Infertilidade.

Saiba como prevenir o seu rebanho desta doença no artigo completo no blog da FUNDAÇÃO ROGE:

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com