Usinas doarão 1 milhão de litros de álcool para prevenir coronavírus

Doação será feita para órgãos públicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. Confira os detalhes!

As usinas associadas à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) anunciaram a doação de 1 milhão de litros de álcool para a produção de álcool em gel e álcool 70. Eles serão usados para abaster as unidades públicas de saude e ajudar a conter o avanço do coronavírus.

“Vivemos um momento que demanda união e criamos uma verdadeira operação de guerra para superar os desafios impostos pela Covid-19 e contribuir com diversos Estados do país”, disse Evandro Gussi, presidente da Unica.

O álcool 70 será produzido voluntariamente, após autorização extraordinária e temporária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 19 de março. O produto é usado para desinfecção e é essencial para serviços de saúde.

Órgãos públicos de seis Estados receberão a doação: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. Os detalhes operacionais estão sendo delineados com os órgãos competentes, porque o transporte e o manuseio exigem cuidados.

Distribuição

Os volumes serão transportados até pontos indicados pelas secretarias de Saúde nessas regiões, onde ocorrerá o processamento industrial, para a transformação em gel ou envase da solução líquida.

Depois, a distribuição para as unidades públicas de saúde estará sob a coordenação das secretarias estaduais. “Esse é um primeiro movimento, uma contribuição inicial na batalha contra o coronavírus. Estamos atentos e ao lado das autoridades e de todos os brasileiros para vencer essa guerra”, finalizou Gussi.

Parceria

Além dos associados da Unica, a operação está mobilizando membros da Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), que está fazendo o deslocamento da carga em veículos próprios.

Quem também participa é o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), que está doando o óleo diesel que será usado. Toda a operação respeita as medidas de higiene e segurança exigidas por Ministério da Saúde e Anvisa.

Fonte: Globo Rural

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM