Vaca adota onça-pintada – real ou fakenews?

Vaca adota onça-pintada – real ou fakenews?

PARTILHAR
vaca fica amiga de leopardo
Foto: Divulgação

Fotos com texto de onça-pintada adotada por vaca no Mato Grosso é disseminada no WhatsApp; e aí, será que é verdade? Nós checamos as informações

Confira o texto que está sendo divulgado junto com algumas fotos de uma vaca afagando um felino que parece ser uma onça-pintada, confira – “Trabalhadores de uma Fazenda no Mato Grosso, encontraram um filhotinho de onça ao lado do corpo de sua mãe que tinha sido morta por caçadores. Levaram o filhote pra sede da Fazenda e o colocaram pra mamar em uma vaca. Tempos depois , quando o filhote já havia crescido o suficiente, o soltaram na mata bem longe da fazenda. De uns tempos pra cá, começaram a notar pregadas de onça pelo pasto, mas não deram falta de nenhum bezerro e resolveram colocar câmeras noturnas, para averiguar o que estava acontecendo”.

“E foi então que tiveram uma surpresa! Aquele filhote de onça que haviam salvo, agora adulto, visitava todas as noites a vaca que o amamentou! Deita e descansa, junto com ela”

Segue as fotos:

Foto: Divulgação

E aí será que é verdade? Nós investigamos os fatos e encontramos a verdade, e acredite, é mais estranho que ficção. Essa é a relação mais estranha que você verá hoje, um leopardo selvagem e uma vaca tornam-se amigos. Tudo aconteceu na cidade de Vadodara no estado de Gujarat, Índia.

Verificação de fato

Uma pesquisa por palavra-chave no Google nos levou a um artigo no site onforest.com, onde as mesmas imagens de maior resolução estão disponíveis. O artigo afirma que o estranho incidente ocorreu na vila de Antoli, no distrito de Vadodara, Gujarat, em 2002.

A história começa no verão de 2002. O leopardo-indiano é uma subespécie de leopardo nativa do subcontinente indiano, o felino usa essa região de Vadodara para reprodução e criação de seus filhotes. Pessoas da vila de Antoli relataram que um leopardo com um filhote era visto com frequência todas as noites, os moradores reclamavam muito da presença do animal fazendo a predação de porcos e animais de pequeno porte naquela região, resultado da pequena área de caça que restou ao animal.

O jornalista Shyam Parekh havia coberto o incidente em 2002 para o The Times of India. A vaca nas imagens pertencia a uma família que morava à margem da vila, e o leopardo (identificado como uma jovem fêmea) costumava sentar-se com a vaca, como um bezerro faria com sua mãe. A alegação de que a vaca já havia amamentado o leopardo como filhote também é falsa.

Às vezes, a vaca lambia o leopardo na cabeça e no pescoço. Para muitos observadores, parecia que a vaca estava se comportando em relação ao leopardo, como faria em relação ao próprio bezerro. Você pode ver a confiança e o amor abaixo.

Foto: Divulgação

O leopardo visitou a vaca continuamente por 2 meses e, por algum motivo, entre novembro e dezembro de 2002, ficou fora. Cansado de ficar preso, ficou longe dos humanos que se reuniram para fotografar essa incrível amizade! Jogada inteligente!

Então, o que é isso tudo? Como é que um predador e uma presa se comportaram dessa maneira incrível? Houve muitas interpretações variadas para o comportamento estranho.

O importante ressaltar aqui é que o fato não ocorreu no Brasil, e sim na Índia, há quase 20 anos atrás. Tome cuidado com as fakenews.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com