Animal carinhosamente apelidada de ˜Pitoca˜, alcançou a maior produção de leite em 24 horas; Vaca bate recorde ao produzir 110 quilos de leite na Expointer, pertence a Granja Ferraboli, de Anta Gorda (RS)
A Expointer 2024 foi palco de um feito histórico no setor leiteiro, quando a vaca Festleite Ferraboli 407 Supersire, carinhosamente chamada de “Pitoca”, produziu 110,41 quilos de leite em apenas 24 horas, garantindo o primeiro lugar na categoria Adulta do concurso leiteiro da raça Holandesa. A competição, que aconteceu na última terça-feira (27/8) em Esteio (RS), premiou as vacas que obtiveram as maiores produções de leite em um período de 24 horas.
E com esta quantidade, a gigante “Pitoca” bateu o recorde estadual. Já na categoria Jovem, a vencedora foi a Ferraboli 622 Crushabull, também da raça holandesa, com a produção de 84,81 quilos de leite.
“Pitoca” pertence à Granja Ferraboli, localizada em Anta Gorda (RS), e seu desempenho na pista de gado leiteiro não só lhe rendeu o título máximo da competição, como também quebrou o recorde estadual de produção de leite em 24 horas. “Esse resultado é fruto de um trabalho intenso de melhoramento genético e manejo nutricional que realizamos ao longo dos anos,” comentou um dos proprietários da Granja Ferraboli, emocionado com a conquista.
O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, salientou que “os produtores de leite são as autoridades, eles que nos proporcionam essa maravilha. É incrível o que esses criadores estão fazendo. “A Pitoca tem cinco anos e nós temos um amor muito grande por ela”, disse emocionado o criador Diogo Ferraboli.
Ele lembrou que a família foi impactada pelas enchentes e que tiveram muitas perdas, mas que muitas pessoas sofreram muito mais do que eles. “Não podemos reclamar, pois a nossa casa está de pé, assim como os galpões. Só temos a agradecer”, ressaltou.

Além da vitória de “Pitoca”, a Granja Ferraboli também celebrou a vitória na categoria Jovem do concurso, com a vaca Ferraboli 622 Crushabull, que alcançou a marca de 84,81 quilos de leite em 24 horas, consolidando ainda mais a excelência da propriedade no setor.
A Expointer, realizada anualmente no Parque de Exposições Assis Brasil, é uma das feiras agropecuárias mais importantes da América Latina, reunindo o que há de mais inovador em tecnologia, genética e manejo no agronegócio. “Pitoca” agora se destaca como um símbolo de excelência na produção leiteira, refletindo a importância do Brasil no cenário global de produção de leite.
Os campeões foram agraciados com o clássico “banho de leite” que marca a celebração do concurso. Segundo a Gadolando, o leite utilizado nessa tradição é considerado inadequado para o consumo humano, sendo destinado exclusivamente para a “brincadeira” do banho.

“O governo reconhece todo o esforço feito para a realização desta edição da Expointer e, além disso, trazer animais de alta qualidade e genética. Nossa reverência e gratidão a todos”, destacou o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn. O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, disse que “mesmo em um cenário duplamente desafiador, pelas circunstâncias de mercado, e sobretudo pelo momento que o nosso estado atravessa, mostra a resiliência dos produtores”.
O presidente da Gadolando informou que serão doadas mil caixas de leite para comunidades carentes de Esteio, em uma parceria com o Sindilat e a Associação dos Criadores da Raça Jersey.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
ALERTA: Chuva até 50 mm acima da média no Nordeste e calor intenso marcam o clima de março
Previsão do clima de março indica volumes até 50 mm acima da média em áreas do Norte e Nordeste, enquanto temperaturas podem ficar até 1 °C acima do normal no Centro-Oeste e Sudeste; cenário traz reflexos diretos para soja, milho, algodão e pastagens
Carne bovina dispara nos EUA e sobe 22% no mandato de Trump, mesmo com promessa de queda
Com rebanho no menor nível em décadas e demanda aquecida após a pandemia, preços da carne bovina nos EUA atingem máximas históricas e pressionam o bolso do consumidor norte-americano no segundo mandato de Trump
Guerra entre EUA e Irã pode disparar preço da ureia e pressionar custo da safra no Brasil
Escalada da guerra entre EUA e Irã pressiona fertilizantes, diesel e exportações de milho, ampliando incertezas para a próxima safra
Fim das chuvas exige reação imediata contra carrapato para evitar pico parasitário no outono
Controle estratégico no fim das águas pode evitar explosão populacional de carrapatos, perdas produtivas e aumento de custos na próxima estação
Justiça trava recuperação da Belagrícola e dá 15 dias para mudar plano ou pedir recuperação judicial
A decisão dá prazo de 15 dias para Belagrícola realizar a reestruturação do modelo extrajudicial ou conversão para recuperação judicial
Criatório de Anta Gorda conquista campeonato da raça Holandesa na Expoagro Cotricampo
Já animais de Serafina Corrêa (RS) lideraram o Concurso Leiteiro com produções de 74,24 e 70,88 quilos em etapa do circuito Exceleite realizada em Campo Novo (RS)





