Vaca furiosa mata idosa que se aproximou do seu bezerro

PARTILHAR

Segundo as informações, uma idosa tentou se aproximar do bezerro após o nascimento e, por proteção, a vaca acabou atacando a idosa de 79 anos que veio a óbito!

A pecuária de corte começa com o manejo da cria, mas dentro deste manejo é preciso ficar atento e alerta a alguns cuidados para evitar acidentes que, em alguns casos, acaba levanto a morte da pessoa que está lidando com o animal. Confira abaixo as informações que temos até o momento e, também, alguns cuidados para mitigar tais acidentes!

Segundo as primeiras informações da CMJornal, uma idosa de 79 morreu depois do ataque de uma vaca. O caso aconteceu nesta segunda-feira (27). Segundo informações de familiares, a idosa morreu ao tentar se aproximar de um filhote.

Segundo as informações dos Bombeiros Voluntários de Fafe, eles confirmaram que a idosa perdeu a vida no Hospital de Guimarães. Era uma mulher de 79 anos que perdeu a vida depois de ser atacada pela própria vaca. A idosa foi encontrada  inconsciente na corte de casa, em São Gens, Fafe.

Ao que o CM apurou, a mulher terá tentado aproximar-se da cria de uma vaca adulta e o animal reagiu de forma agressiva. A vítima foi “encontrada por familiares no local onde foi guardar o animal”, adiantou ainda a corporação. 

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Fafe, a idosa foi transportada com ferimentos graves para o Hospital de Guimarães, onde acabou por morrer. A vaca estava acompanhada da sua cria, pelo que a publicação avança que tal poderá ter instigado “instintos protetores” do animal, que estariam na origem do ataque. Lembrando que esse sinal é comum para os animais que possuem extinto materno mais aguçado.

O alerta foi dado pelos familiares.

Dicas e cuidados

Diante desses fatos, resolvemos abordar aqui nesse material, alguns cuidados de quando e como ajudar no parto de uma vaca, afim de tentar minimizar essas fatalidades e também promover o bem-estar animal. Confira!

Neste vídeo, que apesar de não ser atual, representa bem o que uma vaca mesmo parecendo indefesa tem a força de fazer. Idosa quase morre ao ajudar vaca em parto, veja o vídeo!

Avisos como ajudar no parto de uma vaca

  • Pode ser que a vaca de repente decida levantar-se (se estiver no chão) enquanto você ainda está tentando reposicionar o bezerro. Vá junto com ela e, se possível, retire o mais rapidamente possível.
  • Se tiver certeza absoluta de que não pode sozinho ajudar a vaca a parir, ligue para o veterinário para saber se ele está disponível, ou para um amigo próximo que possa sair imediatamente para ajudá-lo.
  • As cesarianas são melhores feitas por alguém que sabe o que está fazendo (ou seja, o veterinário) para prevenir infecção e danos para a vaca.
  • Tenha cuidado com as vacas irritadiças. Às vezes, os níveis de hormônios de uma vaca estão tão desregulados que ela pode descarregar sua frustração em você, em vez de permitir que a ajude. Isso é especialmente verdadeiro após o parto.
  • Quando estiver ajudando a vaca no parto, há uma chance o bezerro cair em cima de você, e te derrubar no chão.

Nota: Se não puder puxar um bezerro ou não souber como fazê-lo, chame o veterinário que cuida do seu gado para ajudar. Existem algumas apresentações fetais anormais na barriga ou nas costas que não podem ser corrigidas naturalmente; nesse caso, deve ser feita uma cesariana.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.