“Vacas marrons produzem leite achocolatado”

“Vacas marrons produzem leite achocolatado”

PARTILHAR
vaca marrom leite
Foto: (iStock/Getty Images)

Para milhões de americanos, vacas marrons produzem leite achocolatado, foi o que revelou uma pesquisa realizada

Uma pesquisa divulgada pelo jornal ‘Washington Post’ mostrou que 7% dos entrevistados acreditam que essa seja a origem do leite achocolatado.

Realizada entre consumidores nos Estados Unidos, a pesquisa mostrou que 7% dos americanos acreditam que o leite achocolatado seja produzido por vacas marrons. Isso significa que 16,4 milhões de pessoas no país não sabem que se trata de um produto industrializado, feito com leite, chocolate e açúcar, segundo o jornal Washington Post.

Para muitos especialistas em educação alimentar e nutricional, no entanto, o estudo causou surpresa por não revelar um número ainda maior de consumidores, digamos, mal-informados.

Nos anos 1990, uma pesquisa encomendada pelo Departamento de Agricultura dos EUA revelou que 1 em cada 5 adultos não sabia que hambúrgueres são feitos de carne. O levantamento também mostrou os americanos não sabiam informações básicas sobre agricultura e pecuária, como o que comem os animais criados em fazendas. E, segundo o Post, os especialistas acreditam que não houve muita mudança nessas duas décadas.

16,4 milhões de pessoas no país não sabem que se trata de um produto industrializado

“Estamos condicionados a pensar que, se você precisa de comida, você vai ao mercado. Nada em nosso sistema de ensino diz às crianças de onde vem o alimento”, disse à publicação americana Cecily Upton, cofundadora da FoodCorps, ONG que visa promover educação nutricional em escolas de ensino fundamental nos Estados Unidos.

Outro dado que foi surpreendente é que quase metade das pessoas ouvidas (48%) disseram que não tem certeza de onde vem achocolatado. Outra pesquisa, essa mais recente, realizada com alunos de 10 a 12 anos de uma escola da Flórida, mostrou que 30% deles não sabia que o queijo era feito do leite.

Organizações como a FoodCorps trabalham para levar educação alimentar e nutricional para as salas de aula de escolas americanas. Além de ensinar o valor nutricional dos alimentos, visando uma alimentação mais saudável, os especialistas querem que as crianças aprendam sobre a origem dos produtos que consomem. “Conhecimento é poder. Sem ele, não podemos tomar decisões conscientes”, disse Cecily Upton ao Washington Post.

Vacas leiteiras gigantes dão prejuízo

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com