Zé Mineiro, pecuarista com 116 mil bovinos confinados

PARTILHAR

Você conhece o Zé Mineiro? Pois bem, atualmente, ele é considerado um dos maiores pecuaristas do país, mas já precisou ser açougueiro e visionário antes disso!

José Batista Sobrinho conhecido como Zé Mineiro, é conhecido como um grande pecuarista nacional e um empresário brasileiro de sucesso. Nascido em Carmo do Rio Claro, em 23 de março de 1933, ele é o fundados da maior empresa de carne bovina do mundo, a JBS. O patriarca estava afastado desde a década de 80 da gestão operacional da empresa batizada com as iniciais de seu nome. 

É pai dos irmãos Wesley Batista e Joesley Batista, de Júnior Friboi e tem mais 3 filhas Valére Batista Mendonça ramos, Vanessa Mendonça batista e de Viviane Mendonça Batista. Conheça o império que começou com o abate de apenas uma cabeça por dia e, hoje, é dono de mais de 113 mil cabeças confinadas pelo país!

A vida foi e sempre será feita de sonhos. Este que vamos contar um pouquinho agora, nasceu no coração do Brasil, no interior de Goiás. Nos anos 50, José Batista Sobrinho era um simples talhante de Anápolis, cidade do estado de Goiás, quando Juscelino Kubitschek, o então presidente do Brasil, decidiu construir, a 156 quilómetros dali, a nova capital do país.

O conhecido Zé Mineiro , fundou a JBS em 1953 na cidade de Anápolis, no interior de Goiás, no início, com o nome de Casa de Carnes Mineira. A companhia iniciou a expansão de seus negócios a partir da construção de Brasília, quando ficou conhecido por Zé Mineiro, passou a comercializar carne para as grandes construtoras e empreiteiras que se instalaram na região com objetivo de construir a nova capital federal.

Batizou a empresa de Friboi no início dos anos 70 ao mesmo tempo que ia acumulando frigoríficos Brasil afora. Nos anos 80 entregou a condução dos negócios para o seu filho mais velho, José Batista Júnior, a quem toda a gente chama de Junior Friboi, hoje não participante do grupo, que internacionalizou a marca, procedendo às primeiras exportações.

Na viragem do milénio, Junior Friboi foi substituído no comando pela dupla de irmãos mais novos, Joesley e Wesley Batista, que transformaram o outrora talho anónimo de Anápolis na maior empresa mundial de processamento de carnes, beneficiando da Era Lula no poder do Brasil.

Açougue de Zé Mineiro, 1953. (Foto: Reprodução/Youtube)

A JBS abriu as operações de uma nova unidade de confinamento no País. Em outubro começou a funcionar o confinamento do município de Confresa (MT), com capacidade estática de 12 mil bovinos, com até 2,5 giros, podendo terminar 30 mil animais por ano. Sendo assim, a empresa possui ao todo 8 unidades de confinamento no país!

O confinamento no modelo de prestação de serviço ao produtor é o oitavo da empresa no País, desde que começou a construir unidades próprias em 2010. Conheça os confinamentos da JBS!

Outras duas unidades de terminação intensiva de bovinos, inauguradas ano passado, são a de Rio Brilhante (MS) e a de Campo Florido (MG). Cada uma possui capacidade estática de 10 mil animais e podem terminar 50 mil bovinos no ano, em 2,5 giros.

Os demais confinamentos da JBS estão em Castilho e Guaiçara (SP); Lucas do Rio Verde e Nova Canaã do Norte (MT), e em Terenos (MS). Com a nova unidade mato-grossense, a companhia passa a ter uma capacidade estática de 116 mil animais em regime de confinamento e abate potencial de 300 mil.

Boitel  foi criado para que os pequenos e médios pecuaristas que não possuem estrutura própria de confinamento tenham opção para terminar seus lotes em cocho, aproveitando os benefícios da engorda intensiva para melhorar os indicadores da fazenda, como taxa de lotação e giro mais veloz do estoque.

O acerto ocorre somente após o abate dos animais, não havendo necessidade de qualquer desembolso anterior a esta etapa por parte do pecuarista. Também é disponibilizado antecipação de recebíveis, antecipação do frete do gado magro, reembolso das mortes no manejo e trava de preços.

Localização e Contato 

  • Castilho (SP)
    • Cap. estática de 30.000 bovinos
    • Luciano Junior – (18) 99658-1429
  • Guaiçara (SP)
    • Cap. estática de 13.000 bovinos
    • Daniel Pardinho – (18) 99724-3719
  • Lucas do Rio Verde (MT)
    • Cap. estática de 21.000 bovinos
    • Helder Pureza – (65) 99241-9088
  • Nova Canaã do Norte (MT)
    • Cap. estática de 10.000 bovinos
    • Helder Pureza – (65) 99241-9088
  • Confresa (MT)
    • Cap. estática de 12.000 bovinos
    • José Robero Bischofe – (11) 98905-6453
  • Terenos (MS)
    • Cap. estática de 10.000 bovinos
    • Mario Yoneda – (67) 99241-2446
  • Rio Brilhante (MS)
    • Cap. estática de 10.000 bovinos
    • Mario Yoneda – (67) 99241-2446
  • Campo Florido (MG)
    • Cap. estática de 10.000 bovinos
    • Mario Yoneda – (67) 99241-2446

Serviço na engorda

De modo geral, são oferecidos ao produtor infraestrutura e uma equipe de veterinários, zootecnistas e nutricionistas que acompanham diariamente a evolução dos animais.

O pecuarista pode investir em quatro modalidades de contratação:

1) Diária: paga um preço fixo pelas diárias;

2) Parceria: o animal é pesado na entrada e o produtor recebe as arrobas magras a preço de boi gordo;

3) Arroba produzida: paga um preço fixo pelo total de arrobas engordadas dentro do confinamento;

4) Ração por quilo: o pecuarista paga pelo quilo de ração consumida por animal. O produtor só desembolsa o valor de custos, como alimentação e frete, após o abate dos animais

A JBS Friboi nasceu do sonho de um criador mineiro, que jamais se viu enfraquecido diante de tantas dificuldades e adversidades que a vida nos impõe. “Todo mundo começa um dia na vida e, para começar, a primeira coisa que ele tem que ter é crédito”, diz o pioneiro da indústria. Homem da lida, Zé Mineiro é daqueles que acorda cedo e dorme tarde.

Nunca teve medo da labuta, seja ela na lida campeira ou nas operações e escritórios das indústrias espalhadas pelos 5 continentes. “A pessoa para vencer na vida tem que ter garra, uma coisa diferente. O que eu posso oferecer de mim é garra, pontualidade e determinação”, diz.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com