Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Veja como fica arroba do boi nesta semana com vaca louca descartada

Com o anúncio do MAPA confirmando a atipicidade do recente caso de “vaca louca”, aumenta a esperança da liberação das certificações China.

A indústria frigorífica brasileira começa a semana esperando por boas notícias vindo da Ásia, já que o caso atípico do Mal da vaca louca foi confirmado não há sentido para continuar com o embargo da carne brasileira. Será um bom teste para o governo do novo presidente em tentar fazer Pequim não reproduzir o ocorrido em 3,5 meses, em 2021, quando passou do tempo de liberação e desencadeou prejuízos em série à cadeia da pecuária de corte.

Em entrevista ao Canal Rural, o Consultor em agronegócio Carlos Cogo avalia que o embargo da China à carne bovina brasileira será derrubado rapidamente. Ele cita um fator principal, os principais fornecedores da proteína não teriam como suprir a demanda chinesa. “Os demais exportadores não teriam como suprir a lacuna deixada pelo Brasil”. Esse fator é decisivo e, provavelmente, vai ser determinante para que a China não prolongue o embargo”, ponderou o consultor.

A CEO da Agrifatto, Lygia Pimentel, em vídeo publicado na última sexta-feira (03) também entende que a China está muito interessada em continuar importando carne brasileira, principalmente por conta do baixo estoque da proteína e o preço da carne estar mais barata em relação a 2021. “Nós esperamos que depois dessa reunião – entre os governos – possa haver uma resolução rápida e que o Brasil possa voltar a exportar carne bovina à China.” – ressaltou Lygia.

Leilão de Touros Jacamim na Origem - ricardo nicolau leiloes
Touros Fazenda Jacamim / Foto: Ricardo Nicolau Leilões

E o preço da arroba do boi gordo?

A última semana chegou ao fim com todas as praças registrando estabilidade de preços no mercado físico do boi gordo. Em São Paulo, o boi comum continuou valendo R$ 275,00/@, com escalas na média de sete dias. Na B3, o contrato vigente fechou o dia em R$ 294,90/@, com uma alta de 0,55%.

Aliviando um pouco a preocupação das últimas semanas, o MAPA divulgou oficialmente que o caso de “vaca louca” do animal macho no estado do Pará tratava-se da tipologia atípica da doença, renovando assim as esperanças de que as certificações para a China serão liberadas nas próximas semanas, no entanto, cabe a ressalva que a liberação depende exclusivamente da vontade chinesa nesse momento.

Com informações da Agrifatto

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM