Veja momento incrível de cobra trocando de pele; vídeo

Veja momento incrível de cobra trocando de pele; vídeo

PARTILHAR
momento incrível de cobra trocando de pele
Foto: Reprodução

Entenda porque de tempos em tempos as serpente necessitam trocar sua pele; uma cobra troca de pele de 4 a 6 vezes por ano em um ciclo de duas semanas

As cobras geralmente trocam de pele quando ficam grandes demais para a pele velha, em um processo chamado ecdise, onde ocorre a liberação de uma peça única e inteira de pele. A processo facilita o crescimento, remove ectoparasitas (como carrapatos), renova a pele danificada pela locomoção e melhora a comunicação química entre indivíduos. Uma cobra-real (Ophiophagus hannah), por exemplo, troca de pele de 4 a 6 vezes por ano em um ciclo de duas semanas. No entanto, no primeiro ano, elas trocam de pele todos os meses. Durante o período de troca, a cobra bebe muita água para ajudar a separar a pele velha da nova que está embaixo. Em seguida, se esfrega contra superfícies ásperas e rígidas para iniciar o processo de descamamento.

Por trocar de pele, a cobra há muito tempo é um símbolo de morte e renascimento. Ela muda de pele à medida que cresce mais que a sua “casca” velha. Este ciclo de morte e renascimento é parte do que a cobra representa, e é frequentemente simbolizado pelo Ouroboros – a antiga imagem de uma cobra engolindo a própria cauda. É o símbolo da Eternidade.

Além disso, observar o padrão de hexágonos irregulares em suas escamas é outro ponto muito interessante e característico de répteis. Uma fascinante prova da natureza e de seus princípios arquetípicos onipresentes.

Confira o vídeo abaixo:

Sucesso absoluto na internet a publicação gerou milhares de comentários entre os internautas, muitos elogiando a perfeição da Natureza e outros ressaltando a beleza mas dizendo sobre a agonia de ver a pela saindo. Outros mais curiosos perguntam se a cobra sente dor nesse processo.

“As escamas das cobras e serpentes são todas hexágonos irregulares ou é possível encontrar maior precisão geométrica em alguma espécie?” – comentário da Patricia Santos Pereira.

Para finalizar, encontramos também este vídeo do Professor Marcus Buononato que descreve exatamente como e porque os animais dessa espécie precisam trocar sua pele, neste caso aqui um sucuri.

Neste outro vídeo podemos ver uma Jibóia executando o processo de forma bastante engenhosa:

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.