Vencedores da 1ª prova de eficiência alimentar da raça Charolês

Vencedores da 1ª prova de eficiência alimentar da raça Charolês

PARTILHAR
teste de eficiencia alimentar charoles
Pesquisadores Marcos Yokoo (E) e Joal Leal (D) entregam certificado de 1º lugar aos criadores Joaquim e Rosalina (ao centro) Foto: Nathã Carvalho

Estância Namuncurá vence a 1ª prova de eficiência alimentar da raça Charolês na Embrapa Pecuária Sul

Divulgados na tarde de 28 de junho na sede da Embrapa Pecuária Sul em Bagé, na região da campanha no Rio Grande do Sul, os resultados da 1ª Prova de Avaliação a Campo (PAC) e de Eficiência Alimentar pelo Consumo Alimentar Residual (CAR), revelaram que a Estância Namuncurá, localizada em Itacurubi (RS) obteve importantes conquistas nestas avaliações, onde os animais podem ser classificados como “elite”, “superior” e “comercial”.

Através de uma parceria entre a Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC) e a Embrapa Pecuária Sul, a raça participou pela primeira vez destas provas, reunindo exemplares oriundos de criatórios localizados em cinco municípios diferentes do Rio Grande do Sul. A Estância Namuncurá participou com três reprodutores, sendo dois deles classificados como “elite” para eficiência alimentar (kg consumido : kg ganho) e um como “elite” na PAC.

teste de eficiencia alimentar charoles
Namuncurá 407 Lucas”, 1º colocado para eficiência alimentar (Consumo Alimentar Residual) Foto: Divulgação/Assessoria

Eficiência alimentar pelo Consumo Alimentar Residual (CAR)

O Consumo Alimentar Residual (CAR) mensura a diferença entre o consumo de alimento observado e o consumo estimado para o animal. Desta forma, animais mais eficientes consomem menos alimento que o estimado, apresentando valores negativos de CAR. Os resultados para esta avaliação foram apresentados pelo zootecnista e pesquisador Marcos Jun Iti Yokoo. O reprodutor “Namuncurá 407 Lucas” (Sumo x Itaúba da Chapada) de apenas 21 meses ficou em 1º lugar, sendo classificado como “elite” entre todos os participantes. Em 3º lugar, também classificado como “elite”, ficou o touro “Namuncurá 406 Luan” (EC No Doubt 2022 P x Namuncurá 355 Ígara), de 21 meses, também de propriedade da Estância Namuncurá.

CAR: Vale a pena usá-lo na seleção de bovinos?

Prova de Avaliação a Campo (PAC)

A Prova de Avaliação a Campo (PAC) de bovinos de corte vem acontecendo desde 2002, na Embrapa Pecuária Sul, e tem o intuito de auxiliar no melhoramento genético desses animais. O objetivo da PAC é comparar, dentro de um mesmo ambiente de criação, reprodutores de diferentes criatórios do Sul do Brasil, com a finalidade de identificar animais superiores para produção de carne em sistema de pastejo. No final de cada prova, que dura sete em média meses, classificam-se os animais por meio do Índice de Classificação Final (ICF), que pondera cada característica avaliada e sumariza um único número para qualificar os animais. Entre as características que exercem maior peso no ICF, estão àquelas relacionadas ao ganho de peso (45%), seguidas pelas integrantes da avaliação de carcaça por ultrassom (25%), perímetro escrotal (5%) e 25% para os parâmetros subjetivos, como conformação, padrão racial e sexualidade. Nesta avaliação, o exemplar “Namuncurá 406 Luan” também foi classificado como elite, conquistando o 3º lugar pelo seu ICF.

teste de eficiencia alimentar charoles 3
Namuncurá 406 Luan”, classificado como elite para CAR e na PAC, 3º colocado em ambas avaliações. Foto: Divulgação/Assessoria

Para a titular da Estância Namuncurá, Rosalina Ribas Gonzales, estes resultados reafirmam os propósitos do criatório no melhoramento genético da raça Charolês. “Estas conquistas demonstram que estamos no caminho certo ao buscarmos animais cada vez mais eficientes e funcionais. Acreditamos que o Charolês é uma ferramenta indispensável para a pecuária moderna que busca maior rentabilidade com menor tempo e menor custo de produção” explica. As premiações ocorreram na tarde do dia 28 de junho, quando juntamente com Joaquim Villegas, Rosalina recebeu os certificados das mãos do presidente da ABCC, Eliberto Tozzo e dos pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Yokoo, Joal Leal e Roberto Collares.

Eficiência Alimentar e sua importância na Pecuária

Por Nathã Carvalho Fonte: Embrapa

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.